Publicidade

 

Centro histórico de Paraty durante o Paraty em Foco

O Festival Internacional de Fotografia de Paraty – Paraty em Foco – vai celebrar seus dez anos com mais de 1.200 trabalhos de 27 países. São artistas das mais diversas origens e com os mais distintos processos e temas que querem ocupar as ruas da cidade nos cinco dias escolhidos para pensar a fotografia, de 24 a 28 de setembro, no litoral fluminense.

Neste ano, todas as entrevistas acontecerão na Tenda da Matriz, e terão entrada livre e gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos. Os workshops tiveram seus preços reduzidos, a maioria a 450 reais, e também agora com outra opção de curso, os chamados masterclasses, que acontecerão na Casa de Cultura, para mais de 100 pessoas cada, sendo um por dia, a R$ 200.

“Neste ano queremos destacar a importância daqueles que se apresentam espontaneamente, que ocupam as tendas, workshops, exposições e são atores e ouvintes dos festivais em todo país. O Paraty em Foco é essa energia catalisadora que está na internet, nas rodas de discussões sobre fotografia”, afirma o coordenador de programação Iatã Cannabrava.

Para falar do Brasil, de como ele se mostra e como é visto, o norte-americano David Alan Harvey dá palestra e ministra oficina para 80 pessoas. Em 2012, Harvey publicou livro com imagens que produziu no Rio de Janeiro e em 2013 encabeçou o projeto “Offside Brazil”, que documentou o país durante a Copa do Mundo como parte de um intercâmbio entre fotógrafos da agência Magnum e artistas brasileiros. Tudo isso faz de David Alan Harvey um dos “maiores brasilianistas da fotografia”, segundo Iatã Cannabrava.

Em sua segunda viagem ao Brasil (a primeira foi em 2007), o principal nome da fotografia contemporânea japonesa, Rinko Kawauchi, apresentará suas imagens poéticas da natureza e momentos de contemplação.

Destaque para os curiosos da arte da técnica fotográfica são as experiências do mexicano Javier Hinojosa, que irá comandar um workshop de fotografia e vídeo aéreo com drones – máquinas voadoras que produzem imagens antes inimagináveis – e outro sobre a técnica do time lapse; destaque ainda para o holandês Niels Stomps, que virá falar de seus fotolivros e sua obra, focada na observação da maneira como as pessoas se comportam e respondem a grandes mudanças sociológicas ou ambientais a sua volta.

Entre os brasileiros, Sofia Borges e Rodrigo Braga abordam a discussão sobre os limites da linguagem fotográfica compartilhando seus processos criativos nas entrevistas e workshops. O crítico de arte e um dos curadores da Bienal de SP de 2010, Agnaldo Farias, traz obras e artistas para falar da arte contemporânea e o historiador Maurício Lissovsky responde a questões como o que pode uma fotografia, que papel cumpriu nas sociedades modernas e que novas potências o digital oferece.

A edição de aniversário do Festival contará com 22 workshops, 13 entrevistas e cerca de 10 exposições.

*

O Paraty em Foco é um dos dez maiores festivais do gênero no mundo, agregando profissionais, amadores da fotografia e interessados na produção cultural e fotográfica de maneira geral. O evento alcançou um público de mais de 6 mil pessoas em sua última edição.

O evento é dirigido pelos fotógrafos Iatã Cannabrava e Giancarlo Mecarellli, contando com a participação de um conselho diretor formado por Cassiano Elek Machado, Claudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Clício Barroso, Eduardo Muylaert, Isabel Amado, Juan Esteves, Rosely Nakagawa e Rubens Fernandes Júnior.

[galeria]1348331[/galeria]

10º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia

Quando: 24 a 28 de setembro

Entrevistas e mesas

Onde: Tenda da Matriz. Entrada gratuita (sem a necessidade de retirada de ingresso) – Praça da Matriz, s/n˚, Centro Histórico, Paraty (RJ)

Exposições e projeções: gratuitas

Workshops: valores variados especificados no site

Datas e horários: www.paratyemfoco.com

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

O príncipe Andrew renunciou aos títulos reais, incluindo o de duque de York e o tratamento de Sua Alteza Real, com o consentimento do rei Charles III. A decisão ocorre após novas revelações no livro póstumo de Virginia Giuffre sobre o caso Epstein. Embora continue titular legal do ducado, Andrew se afasta de vez da vida pública, e sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também deixará de usar o título de duquesa de York. A medida, vista como simbólica, reflete o esforço da monarquia britânica em preservar sua credibilidade e encerrar um dos capítulos mais controversos de sua história recente.
Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter