Publicidade

ODES

Numa entrevista que deu a Clarice Lispector (1920-1977), o poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), quando questionado sobre o que é o amor, disse que a melhor definição seria: “o amor é o amor”. “Qualquer tipo de amor.” Clarice havia acrescentado esta frase a sua pergunta. E depois: “Você já sofreu muito por amor?”. O poeta respondeu: “Estou disposto a sofrer muito mais”.

É justamente um passeio pelo amor e pelo sentimento de posse que Neruda faz em seus versos de “Ode a uma Estrela”, que a Cosac Naify lança na segunda quinzena de março. O poeta fala de um homem que, por adorar as estrelas, resolve tirar uma delas do céu e mantê-la em segredo embaixo da cama. Um dos trechos do poema diz:

“Guardei-a,/ temeroso,/ debaixo da cama/ para que ninguém a descobrisse,/ sua luz porém/ atravessou/ primeiro/ a lã do colchão,/ depois/ as telhas,/ e o telhado de minha casa.”

Este livro, com tradução do poeta carioca Carlito Azevedo e ilustrações de Elena Odriozola, é o segundo de Neruda lançado pela Cosac Naify, em sua área infantil, o outro foi “Livro das Perguntas”, em 2008.

Cosac Naify lança, em sua área infantil, segundo livro de Neruda

NA VERDADE,

… “Ode a uma Estrela” (“Oda a una Estrella”) faz parte da obra de Pablo Neruda “Terceiro Livro das Odes” (“Tercer Libro de las Odas”), de 1957. Antes, foram publicados na mesma linha desta “Odes Elementares” (“Odas Elementales”), em 1954, e “Novas Odes Elementares” (“Nuevas Odas Elementales”), em 1956.

“Ode a uma Estrela” faz parte do “Tercer Libro de las Odas”, de Neruda

LIVROS DE NERUDA

… traduzidos para o português podem ser encontrados em edições e reedições, algumas destas lançadas em 2004, ano do centenário do poeta. Entre elas estão “Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada” (José Olympio) e “Crepusculário”, em edição bilíngue pela L&PM, que é o primeiro livro publicado por Neruda, aos 19 anos. E, para se ter uma visão do conjunto de sua obra, vale a pena dar uma olhada em “Antologia Poética de Pablo Neruda” (José Olympio) com tradução de Eliane Zagury.

Edições em português de livros de Pablo Neruda

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

O príncipe Andrew renunciou aos títulos reais, incluindo o de duque de York e o tratamento de Sua Alteza Real, com o consentimento do rei Charles III. A decisão ocorre após novas revelações no livro póstumo de Virginia Giuffre sobre o caso Epstein. Embora continue titular legal do ducado, Andrew se afasta de vez da vida pública, e sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também deixará de usar o título de duquesa de York. A medida, vista como simbólica, reflete o esforço da monarquia britânica em preservar sua credibilidade e encerrar um dos capítulos mais controversos de sua história recente.
Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter