Publicidade

1. Temos sempre procurado chamar a atenção de nossos leitores para o fato que a promessa dos EUA de reduzir a emissão de gases de efeito estufa é, na verdade, um subproduto do seu objetivo principal: reconquistar a autonomia energética perdida no século XX. Toda nação que almeja ser potência precisa de três autonomias: a alimentar, a energética e a militar. O EUA é o maior produtor de alimentos do mundo e seu poderio militar é incontrastável. Ao longo do século passado, entretanto, ele perdeu a sua autonomia energética. Hoje importa cerca de 70% do seu consumo de petróleo e quase 60% deste consumo é no setor de transporte. Isso implica em graves problemas para sua segurança e seu balanço comercial.

2. O Congresso americano tem sido muito relutante na aprovação dos cortes da emissão dos gases que produzem o efeito estufa, mas tem apoiado fortemente o objetivo de reconstruir a autonomia energética através da produção de biocombustíveis. Até o momento, o etanol e o biodiesel são os mais promissores substitutos do petróleo no setor de transporte. A tecnologia tem avançado dramaticamente e o etanol já foi testado (e aprovado) no transporte terrestre e aéreo. O seu uso em novas turbinas mostra as suas possibilidades na produção de energia elétrica.

3. Para se convencer de qual é o verdadeiro objetivo dos EUA basta considerar o que disse Barack Obama no lançamento do seu programa energético (5 de maio de 2009) quando alocou-lhe quase 800 bilhões de dólares (metade do PIB anual brasileiro!) “Devemos investir numa economia de energia limpa, que criará novos empregos, novos negócios e reduzirá nossa DEPENDÊNCIA da importação de petróleo. As medidas que estamos anunciando levam-nos para perto desse objetivo. Se desejarmos LIDERAR a economia global do século 21, devemos liderar a tecnologia da produção de energia limpa. Com a engenhosidade e determinação dos americanos, podemos e vamos ser bem sucedidos”.

4. O competente e famoso Nobel de Física, Steven Chu, atual Secretário de Energia dos EUA radicalizou e deu a ordem de prioridade do programa: “O desenvolvimento da tecnologia de próxima geração do biocombustível é a CHAVE para terminar nossa DEPENDÊNCIA da importação de petróleo e…amenizar a crise climática”.

Por Antonio Delfim Netto

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Gisele e o boom das propriedades equestres de luxo

Gisele e o boom das propriedades equestres de luxo

Esse artigo explora a crescente tendência no mercado imobiliário de luxo de valorização de propriedades com instalações equestres de alta qualidade. Utilizando o exemplo recente de Gisele Bündchen, que investiu milhões em um château na Flórida, GLMRM ilustra como essas instalações se tornaram mais do que um mero “extra”. Elas agora são consideradas investimentos inteligentes, especialmente em tempos de incerteza econômica, e representam um estilo de vida exclusivo que atrai a elite financeira global.

Instagram

Twitter