Publicidade
Os Strandbeests de Theo Jasen pela fotógrafa Lena Herzog

Os Strandbeests, animais de praia inventados pelo artista holandês Theo Jansen, estarão na Art Basel de Miami em dezembro, ou melhor, em Miami Beach. Impressionantes, as “criaturas” de Jansen são esculturas cinéticas com cerca de 13 metros de comprimento, movidas por energia eólica, que conseguem armazenar água. Feitas de tubos de PVC, garrafas de plástico e materiais reciclados, elas mudam de direção quando percebem água e se ancoram com a chegada de tempestades. Em um preview da grande turnê que os Strandbeests farão pelos Estados Unidos, entre 2015 e 2016, os visitantes da Art Basel poderão conferir uma apresentação à beira-mar com as criaturas conduzidas pelo artista. Serão dois “desfiles” de Stardbeests por dia, de 3 a 7 de dezembro.

Na paralela, as imagens do livro “Strandbeest: The Dream Machines of Theo Jansen”, da fotógrafa Lena Herzog, que acompanhou todo o trabalho de Jansen na praia de Scheveningen, na Holanda, estarão expostas dentro da feira em larga escala. Tudo uma iniciativa da relojoaria suíça Audemars Piguet e do Peabody Essex Museum, de Salem, Massachusetts, que fará a turnê pelos Estados Unidos.

Criatura e criador: o Strandbeests e Theo Jansen com versão mini do animal de praia

Aperte o play e confira vídeo dos Strandbeests se movimentando na praia:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.

Instagram

Twitter