Publicidade

SÚPLICAS ATENDIDAS

Truman Capote (1924-1984), pai do romance de “não-ficção”, mais tarde consagrado como “new journalism”, ao morrer, deixou inconcluso o livro “Súplicas Atendidas” (“Answered Prayers”, no original), com apenas três capítulos, e que acaba de chegar ao Brasil numa publicação da editora L& PM, com tradução de Guilherme da Silva Braga. Ao assinar, em janeiro de 1966, o contrato com a editora Random House para a publicação dessa obra, Capote disse que pretendia escrever um novo “Em Busca do Tempo Perdido”, a obra-prima de Proust.

* “Súplicas Atendidas” parte de uma cena banal: P. B. Jones, o protagonista-narrador, lê numa revista o pensamento de uma criança de oito anos e mergulha em suas lembranças. A partir daí, o universo de ricos e celebridades da Europa e da costa leste dos Estados Unidos – do qual Capote era íntimo – é dissecado por meio de uma narrativa sarcástica que trata de relações homossexuais, prostituição, drogas, ascensão social à custa de artimanhas. Dois capítulos do que viria a ser o romance foram publicados na revista norte-americana "Esquire", o que levou Capote a ser execrado pelos amigos da alta sociedade que se reconheceram entre os personagens. “Chocantemente repugnante e completamente difamatório”, afirmou, por exemplo, Tennessee Williams. E “Capote morde as mãos que o alimentam” foi o comentário da “New York Magazine”. Na verdade, não se sabe se Truman Capote concluiu o livro, como ele chegou a declarar.

* O fato é que os originais completos nunca foram encontrados. Antes de morrer, ele entregou a uma amiga a chave do cofre onde estaria guardada a versão integral da obra, mas três anos após sua morte, foram publicados apenas três capítulos. A leitura de “Súplicas Atendidas” vale mais pela curiosidade, e, claro, por ser um texto de Truman Capote, apesar de ele ter escrito obras muito melhores como o célebre “A Sangue Frio” (Cia. das Letras) – a reportagem sobre a história da morte de toda a família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina, que se tornou marco do jornalismo literário.

ADIADA

A 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), que aconteceria de 24 a 28 de agosto, será adiada em razão da gripe A. A nova data do evento ainda não foi definida.

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter