Publicidade
A instalação “Waking Up in News America”de Robert Heinecken ||Créditos: Divulgação
A instalação “Waking Up in News America” de Robert Heinecken ||Créditos: Divulgação

“Waking Up in News America” é o nome da instalação de Robert Heinecken (1931-2006) que vai invadir o MIS no dia 4 de março. A obra fala de como a televisão entra em nossas vidas, se utilizando de apropriação de imagens de TV dos típicos “morning shows” americanos e suas apresentadoras megapopulares, que forram uma sala inteira e os objetos dispostos nela. “Conheci Heinecken em 2002, ele havia caído no esquecimento. Sempre foi fascinado por imagens, recortes, colagens, apropriações”, conta para o Glamurama Danniel Rangel, curador da exposição, que foi trazida ao Brasil pela Mega Cultural com patrocínio da Sky. “Ficou tudo amarrado, o MIS, Museu da Imagem e do Som e o apoio de uma TV por assinatura, para um instalação como essa”. O interessante é que desde que foi montada pela primeira vez, em 1986, na UCLA – foi ele quem fez o programa de fotografia da universidade – e no Art Museum of Seattle, a obra muda a cada local por onde passa. É que, como é de papel colado, ela tem que ser destruída e remontada quando muda de endereço. Fiel escudeiro de Heinecken desde os anos 60, Luke Batten é quem vai montar a exposição também no Brasil.

*

Heinecken é ligado diretamente à ferveção dos anos 60 na Califórnia e à pop art e à arte experimental que surgiram por lá. Até janeiro deste ano, o MoMA em Nova York abrigava uma retrospectiva do artista, com trabalhos de colagens e experimentações fotográficas (negativo e positivo) dos anos 60, de imagens de revistas pornográficas e de moda. Hedi Slimane, diretor criativo da Saint Laurent, se inspirou nesta série, “Os Nus”, para o seu verão 2015. Só para o Glamurama, Danniel Rangel entregou algumas destas imagens, que não estarão no MIS, mas que nos ajudam a entender mais sobre o artista, que era especialista em desconstruir e reconstruir imagens. Siga a seta!

[galeria]2279141[/galeria]

“Waking Up in News America” – Robert Heinecken
De 4 de março a 12 de abril de 2015
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter