Publicidade

 

Em sentido horário, Ferreira Gullar, Fabrício Carpinejar, Mário Prata e Marçal Aquino || Crédito: Divulgação

Grandes nomes da literatura como Mário Prata, Marçal Aquino, Fabrício Carpinejar, Affonso Romano de Sant’Anna e Ferréz no mesmo lugar. Este é o 8º Festival da Mantiqueira, que acontece nesta semana – de sexta a domingo -, em São Francisco Xavier, na região de São José dos Campos. O tema nesta edição é “Todos os cantos” – um balanço das tendências da literatura brasileira contemporânea em suas diversas manifestações.

Com curadoria do escritor Luiz Ruffato, a programação do festival é gratuita e procura desmistificar a ideia de que a literatura é para poucos. “Cada mesa, mesclando gerações, propõe uma discussão sobre gêneros literários específicos: romance, conto, poesia, crônica, infantojuvenil e dramaturgia. O objetivo a ser perseguido é elaborar um panorama o mais completo possível do estado em que se encontra o fazer literário nacional e projetar o seu curso no tempo futuro”, explica o curador.

Participam ainda do festival o cantor e compositor Renato Teixeira, a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka, os escritores Raimundo Carrero, Paulo Scott e Simone Campos, os autores cearenses Tércia Montenegro e Sidney Rocha, os poetas Nicholas Behr, Heitor Ferraz Mello e Iacyr Anderson Freitas, o autor de “Rebu”, Sergio Goldemberg , a atriz e diretora Grace Passô, os cronistas Luiz Henrique Pellanda e Cidinha da Silva e os escritores Verônica Stigger, Marco Peres e Cristhiano Aguiar. Confira a programação completa no site do festival.

*

Uma prévia do festival, também gratuita, acontece em São Paulo nesta quarta-feira, com a presença de Ferreira Gullar, que vai falar sobre os 40 anos de seu “Poema Sujo”, no Teatro Sergio Cardoso.  “Poema Sujo” é um dos mais consagrados e traduzidos da literatura brasileira, além de ser uma espécie de autobiografia crítico-afetiva na carreira do autor.

Festival da Mantiqueira do ano passado || Crédito: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter