Começou nessa terça-feira no Rio a mostra que tem tudo pra virar hit da temporada. Em “Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI” proporciona uma viagem no tempo por meio das jóias trazidas pela família real portuguesa para o Brasil há 200 anos.
* O designer Marco Apollonio recriou, por exemplo, as jóias de Dona Maria I de Portugal, usando como modelo retratos e pinturas feitas na época.
* Com a figurinista da Globo Emilia Duncan – uma das curadoras da exposição – Marco pesquisou por meses as jóias barrocas da rainha, marcadas pelo uso de gemas coloridas e por técnicas avançadas para a época.
* Mais: as irmãs da Casa Vasconcellos – Renata, Fabiana e Marianna Vasconcellos – também reinventaram coroas, pulseiras, camafeus, anéis e brincos para as rainhas D. Carlota Joaquina e D. Leopoldina, a partir de um minucioso estudo sobre o período.
* A exposição traz ainda trajes e acessórios autênticos do Museu Nacional do Traje de Lisboa, do Museo del Traje de Madri e do Wien Museum, de Viena. Para quem quiser ver as preciosidades de perto, o endereço da Casa França-Brasil, onde a mostra está sendo exibida, é: rua Visconde de Itaboraí, 78, no Centro.