Publicidade
aaa
“Truffaut: Um Cineasta Apaixonado” chega ao MIS, em São Paulo ||Créditos: Divulgação

Já com nome definido, a exposição “Truffaut: Um Cineasta Apaixonado”, em homenagem ao aniversário de 30 anos da morte do diretor francês, vai levar ao MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, mais de 600 itens, como desenhos, fotos, objetos, livros, revistas e roteiros com anotações, além de trechos de filmes e entrevistas do cineasta. A mostra fica em cartaz entre os dias 14 de julho e 18 de outubro e conta com curadoria de Serge Toubiana, diretor geral da instituição.

A expo revela o rico trabalho de François Truffaut, considerado um dos principais expoentes da Nouvelle Vague. Todas as peças foram doadas à Cinemateca Francesa pela família do diretor. O material, guardado até então, reflete a obsessão que ele tinha em acumular coisas.

Documentos inéditos, redescobertos recentemente graças a parentes e colaboradores do cineasta, são apresentados pela primeira vez na exposição. Entre eles estão ensaios de atores, croquis de figurinos, fotos de cenas e acessórios de filmes. Sem contar correspondências, notas manuscritas e cadernos que projetam não só o universo ficcional de Truffaut, mas também seu gosto pela literatura – tanto que, entre suas obras, estão adaptações de “Jules e Jim” e “Duas Inglesas e o Amor”, de Henri-Pierre Roché, e “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury.

“É com muito orgulho que apresentamos esta exposição no Brasil, não só por sermos os primeiros a exibi-la depois da Cinemateca, mas por ser um pedido do próprio Serge Toubiana, diretor geral da Cinemateca Francesa e curador da exposição. Ele ficou impressionado com a montagem que fizemos da exposição ‘George Méliès’, em 2012, e nos procurou para oferecer a mostra do Truffaut em primeira mão. Uma proposta irrecusável e aceita na hora”, disse André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS.

*

A mostra no MIS traz um recorte diferente do que foi feito na Cinemateca Francesa. Enquanto a montagem de Paris apresentava a vida e obra de Truffaut em ordem cronológica, a paulistana revela Truffaut por meio do cinema. O público pode esperar uma expografia especial, com experiências sensoriais em algumas salas.

*

O MIS será a primeira instituição a receber a exposição, que foi concebida pela Cinemateca Francesa, onde ficou em cartaz de 8 de outubro de 2014 a 1º de fevereiro deste ano.

“Truffaut: Um Cineasta Apaixonado”

Quando: De 14 de julho a 18 de outubro de 2015 – terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h

Onde: MIS – avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Ingresso R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

www.mis-sp.org.br

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter