Publicidade
Guy Bourdin, 1974 || Créditos: Guy Bourdin/Reprodução

Richard Avedon, fotógrafo americano que ganhou notoriedade ao clicar famosos, é um de nossos homenageados || Créditos: Getty Images

No Dia da Fotografia, comemorado nesta quarta-feira, o que não falta na memória da gente é artista que fez dessa profissão um ato de amor e, por muitas vezes, de coragem. Mas como Glamurama ama moda, selecionamos 5 fotógrafos que são referências mundiais no universo das passarelas, das modelos, backstages, editoriais, campanhas… À lista!

Guy Bourdin

O fotógrafo e ilustrador francês nasceu em Paris em 1928. Guy viveu no Senegal junto com o exército francês, onde teve aulas de fotografia. De volta à França, foi pupilo de Man Ray e logo foi recrutado pelas maiores revistas francesas para preencher suas páginas com suas fotos autorais, sensuais e por muitas vezes com pegada fetichista.

Guy Bourdin, 1974 || Créditos: Guy Bourdin/Reprodução

Helmut Newton

Contemporâneo de Guy Bourdin, Newton se tornou mais famoso que o colega por suas fotos vibrantes, eróticas e marcantes. O alemão naturalizado australiano iniciou sua relação com a moda quando abriu um estúdio na Austrália, depois de fugir da Alemanha para escapar da perseguição nazista. Seu trabalho é marcado por mulheres fortes, nuas e com luz impressionante.

Helmut Newton, 1971 || Créditos: Helmut Newton/Reprodução

Richard Avedon

O americano Avedon ficou conhecido por suas fotos de personalidades do showbiz, além de já ter feito trabalhos de consultor visual para o filme “Cinderela em Paris” – até publicou um livro com Truman Capote! Ele já teve seu trabalho exposto nos maiores museus do mundo e clicou Marilyn Monrue, Cher, Bob Dylan, Brigitte Bardot, Martin Luther King, John Ford, Janis Joplin, Frank Zappa, Carmen Mayrink Veiga, John Galliano, Igor Stravinsky, Charles Chaplin e os Beatles.

Marilyn Monroe, Richard Avedon, 1958 || Créditos: Richard Avedon/Reprodução

Irving Penn

Natural de Nova York, Irving Penn é um dos mais importantes fotógrafos de moda de todos os tempos, tendo publicado seus trabalhos nas maiores revistas do mundo. Nas suas lentes vemos de Gisele Bündchen e Kate Moss até Truman Capote e Pablo Picasso. Uma de suas fotografias de Gisele foi vendida por quase US$ 200 mil!

Nadja Auermann, Irving Penn, 1996 || Créditos: Irving Penn/Reprodução

Steven Meisel

Ele é o único fotógrafo da nossa lista que ainda está vivo, e trabalhando! Steven Meisel já publicou para as mais importantes revistas de moda e fez campanhas de marcas como Prada, Dolce & Gabbana, Valentino e Versace. Já fotografou de Madonna a Isabella Rossellini e é responsável por ter descoberto a top Linda Evangelista. Feliz Dia da Fotografia!

Gisele Bündchen, Steven Meisel, 2013 || Créditos: Steven Meisel/Reprodução

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter