Publicidade
a

 

Cena de “Esse Mundo é Meu”, de Sérgio Ricardo || Crédito: Divulgação

No ano em que completa 450 anos, a cidade do Rio de Janeiro é tema da mostra “Imaginários Cariocas: a representação do Rio no cinema”, que ocupa a Caixa Cultural Rio de Janeiro a partir desta terça-feira. A programação conta com mais de 50 obras cinematográficas que ajudaram a construir o imaginário carioca durante todo o século 20 e os dias de hoje. São 35 longas-metragens e 18 curtas selecionados a partir de seis temas: paraíso, solidão, caos, mito, promessa e medo.

“Elogiada por suas belezas naturais, berço da maior parte da produção fílmica do país, única cidade brasileira com 120 anos de história cinematográfica, o Rio de Janeiro construiu não uma, mas várias personas na tela, fazendo jus às várias cidades que a habitam e às sucessivas transformações de sua paisagem ao longo do tempo”, explica Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna  e um dos curadores da mostra.

Entre os títulos, estão desde filmes que marcaram época, como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha e “Rio Zona Norte”, de Nelson Pereira dos Santos; até trabalhos menos lembrados, como “24 Horas de Sonho”, de Chianca Garcia, “Eu transo, Ela Transa”,  de Pedro Camargo, e “Nos Embalos de Ipanema”, de Antonio Calmon.

Imaginários Cariocas: a representação do Rio no cinema

Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – av. Almirante Barroso, 25, Centro

Telefone: (21) 3980-3815

Quando: 8 a 27 de setembro de 2015 (terça-feira a domingo)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Influência de mulheres da realeza molda anúncio da retirada de títulos de Prince Andrew

Kate Middleton e Queen Camilla teriam influenciado diretamente o comunicado oficial do rei Charles III sobre a retirada dos títulos e honrarias do príncipe Andrew. A decisão, marcada por um “toque feminino”, reforça a busca da monarquia britânica por transparência e responsabilidade após os escândalos envolvendo o duque. Camilla e Kate demonstram crescente poder e influência dentro da realeza, refletindo uma mudança simbólica na liderança da instituição sob Charles III.

Instagram

Twitter