Publicidade
A youtuber Jout Jout teve sua página excluída e reativada dias depois
A youtuber Jout Jout teve sua página excluída e reativada dias depois || Créditos: Reprodução
A youtuber Jout Jout teve sua página excluída e reativada dias depois || Créditos: Reprodução

Um assunto anda movimentando o Facebook e as redes sociais desde o último fim de semana. Mas a história começa um pouco antes, no dia 27 de outubro, quando a youtuber Jout Jout fez este vídeo defendendo uma participante do MasterChef Kids – de 12 anos – que recebeu diversos comentários pedófilos no Twitter e desencadeou a hashtag #PrimeiroAssedio, que chegou a ser o assunto mais comentado do Twitter no mundo.

No domingo, 1º de novembro, o Facebook apagou a página “Orgulho de ser hétero”, conhecida por compartilhar conteúdo machista e homofóbico para mais de 2 milhões de seguidores. No Twitter, e em algumas páginas do Facebook, alguns usuários comemoraram a exclusão. Em resposta, os seguidores da página “Orgulho de ser hétero” organizaram um “mutirão hétero”, chamando os internautas a denunciar e derrubar as páginas “Feminismo sem demagogia” e “Jout Jout Prazer”. As páginas saíram do ar no mesmo dia.

A exclusão de páginas segue os Termos de Página do Facebook, que diz que “as Páginas não devem possuir conteúdo ou afirmações falsas, enganosas, fraudulentas ou ilusórias”. O setor de operação do Facebook é o responsável por tirar as páginas do ar após analisar todas as justificativas.

Assim que tomou conhecimento do desaparecimento de sua página, Jout Jout avisou seus seguidores no Twitter:

A partir daí, uma legião de fãs e internautas se movimentaram para que o Facebook reavaliasse a exclusão da página. No fim da tarde dessa quarta-feira, 4, a página voltou ao ar e Jout Jout publicou um recado sobre todo o ocorrido:

Gente, que saudade que eu senti de voceeeeeees!!!!!!!! Foram dois dias tensos, mas estamos de volta, obviamente.Como…

Posted by Jout Jout Prazer on Quarta, 4 de novembro de 2015

Nessa quinta, o Facebook enviou por meio de sua assessoria de imprensa um comunicado:

“Após tomarmos conhecimento de algumas situações envolvendo páginas na plataforma, fizemos uma revisão detalhada e detectamos que a página da Jout Jout Prazer foi removida por um erro de avaliação de uma denúncia. A página já foi restaurada e nos desculpamos pelas inconveniências causadas. Nossos times trabalham com um alto índice de precisão nas revisões, mas dado o volume de conteúdos na plataforma, mesmo que tentemos manter uma taxa de 99% de acertos, ocasionalmente cometeremos erros.”

Além da página de Jout Jout, outras páginas feministas também foram derrubadas, como “Tirinhas LGBT”, “Feminismo Sem Demagogia”e “Moça, Você é Machista”. Só a de Jout Jout foi reativada.

Glamurama eseteve na primeira edição da “YouTube FanFest”, evento que reuniu mais de mil adolescentes e youtubers famosos da internet nessa quinta, e aproveitou pra bater um papo com Jout Jout. Ela fala com exclusividade à TVGlamurama sobre o caso e sobre machismo. Play!

Jout Jout fala sobre machismo e a queda de sua página no Facebook

Jout Jout, como é bom ter você de volta. <3

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter