Publicidade
Campanha lançada pela equipe da presidente afastada Dilma Rousseff tem o objetivo de arrecadar R$ 500 mil || Créditos: Getty Images

A campanha lançada pela equipe da presidente afastada Dilma Rousseff no site de crowdfunding Catarse, que tem o objetivo de arrecadar R$ 500 mil para que ela continue viajando pelo Brasil a fim de apresentar sua versão dos fatos em relação ao impeachment, levantou mais de R$ 265 mil em menos de 24 horas. Trata-se, é claro, de um sucesso muito grande, e que evidencia que Dilma está antenada com uma das maiores tendências no universo dos projetos de financiamento coletivo: as campanhas online para estes fins são o futuro.

Segundo um relatório do site inglês TheCrowdfundingCentre.com, somente em 2015 mais de US$ 1,6 bilhão (R$ 5,1 bilhões) foram arrecadados em sites como o Kickstarter e o Indiegogo em campanhas de financiamento para os mais variados projetos. Há os casos recentes de uma campanha para a produção de um smartwatch, o Pebble Time, lançada no início do ano passado com o objetivo de levantar US$ 500 mil (R$ 1,6 milhão) e que já superou a marca de US$ 20 milhões (R$ 64,2 milhões) em financiamento.

Outro projeto de sucesso — a jaqueta high-tech BAUBAX, desenhada especialmente para viajantes — já arrecadou mais de US$ 9 milhões (R$ 28,9 milhões) desde que foi lançado, em novembro de 2015. Até mesmo os fãs da extinta série “Mystery Science Theater 3000”, que foi ao ar entre 1988 e 1997, criaram uma campanha no Kickstarter para arrecadar dinheiro para a produção de novos episódios do programa. Cerca de 48 mil pessoas contribuíram com mais de US$ 5,7 milhões (R$ 18,3 milhões) até agora.

Em tempo: a campanha de crowdfunding mais bem sucedida de todos os tempos é a do videogame Star Citizen. Lançada em dezembro de 2014 com um target de US$ 500 mil (R$ 1,6 milhão), a campanha já soma US$ 100 milhões (R$ 321,2 milhões) em investimentos individuais. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter