Publicidade
armani721583.jpg
armani721583.jpg
Giorgio Armani || Créditos: Getty Images

Giorgio Armani, um dos nomes mais importantes nomes da moda italiana, e também mundial, comemora nesta segunda-feira 82 anos de vida, e que vida! Particularmente notável por sua alfaiataria com linhas limpas e extremamente chique, o estilista construiu ao longo dos últimos 40 anos um legado e tanto para a moda. Por isso, Glamurama homenageia Armani listando 10 momentos de sua vida, que partem de sua infância em uma pequena província na Itália e seguem com curiosidades e grandes acertos. Voilà!

Highlights do desfile de alta-costura da Armani Privé || Crédito: Getty Images

1. ONDE TUDO COMEÇOU

Giorgio Armani nasceu na província de Piacenza, na Itália, onde foi criado ao lado de seu irmão mais velho, Sergio, e de sua irmã mais nova, Rosanna. Filhos de Maria Maria Raimondi e Ugo Armani – este, descendente de armênios e italianos.

2. MEDICINA E GUERRA

Quando jovem, Armani sonhava em ser médico, mas depois de cursar três anos na Faculdade de Medicina de Milão, interrompeu o curso para se juntar ao exército, em 1953. Devido ao conhecimento na área, foi enviado para o Hospital Militar de Verona. Com o fim da missão, Armani decidiu partir para uma carreira diferente: conseguiu emprego como vitrinista na La Rinascente, loja de departamento de Milão. Depois passou a atuar como vendedor no departamento masculino da loja, onde ganhou experiência na área. Em meados dos anos 1960 foi contratado como estilista de moda masculina da companhia Nino Cerruti.

Clique de Giorgio Armani em seu ateliê, do livro “Giorgio Armani” || Créditos: Divulgação

3. DÉBUT 

No fim da mesma década, conheceu Sergio Galeotti, arquiteto com quem começou uma relação pessoal e profissional que perdurou por muitos anos. Em 1972, Galeotti convenceu Armani a abrir seu próprio ateliê em Milão. Dois anos depois, fundou a marca Giorgio Armani com Galeotti. Em outubro do mesmo ano, apresentou sua primeira coleção, com linhas feminina e masculina.

4. QUEDA PELOS ESPORTES

Créditos: Bruno Cordioli / Divulgação

Em 2002, o grupo G.A. tornou-se patrocinador da equipe de basquete Olimpia Milano. Em 2008, o estilista comprou a equipe de Giorgio Corbelli. No mundo do futebol ele também mantém uma relação patriótica: já cuidou do outfit da seleção italiana nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e na Olimpíada de Inverno de Soshi de 2014, além de criar os uniformes da seleção para a Olimpíada do Rio, que acontece em agosto.

5. HOMEM DE NEGÓCIOS

Armani Hotels em Burj Khalifa e a unidade em Milão || Créditos: Divulgação

Em 2005, Armani assinou um contrato com o grupo Herrera Global para construir e operar pelo menos sete hotéis de luxo e três resorts com o nome Giorgio Armani. O estilista ficou responsável por assinar todo o design do interior e estilo dos hotéis. O Armani Hotel abriu em Burj Khalifa, em abril de 2010: um arranha-céu de 39 andares com 160 suítes e 144 residências. No ano seguinte foi a vez de Milão abrir as portas de um hotel do grupo.

6. ENGAJADO

A brasileira Ana Carolina Reston em campanha da Armani Collezioni || Créditos: Divulgação

No ano seguinte, o estilista foi o primeiro a banir a contratação de modelos com IMC abaixo de 18, logo após saber da morte da modelo brasileira Ana Carolina Reston, vítima de anorexia, pesando 40 quilos aos 21 anos.

7. PIONEIRO

Em 2007, a companhia voltou a ser assunto ao ser a primeira casa de alta-costura a apresentar sua coleção ao vivo pela internet, no dia 24 de janeiro.

8. MODA & MÚSICA

Em 2010, Armani assinou o figurino de palco para Lady Gaga durante a turnê “Monster Ball”. Depois do sucesso da parceria, o estilista voltou a criar o look para a musa em 2012, para a turnê “Born This Way Ball”. 

9. LEGADO

Lançamento do livro “Giorgio Armani”, em Milão. Na capa, o estilista quando era bebê || Créditos: Divulgação

No ano passado, Armani comemorou os 40 anos de sua marca com uma série de ações comemorativas, entre elas o lançamento do livro “Giorgio Armani”, publicado pela editora Rizzoli New York, que reúne o legado do estilista na moda.

10. FORTUNA

Em 2001 o todo-poderoso foi aclamado como o designer mais bem sucedido da Itália. Atualmente, possui uma fortuna pessoal de R$ 24 bilhões.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter