Publicidade
“Dª Leopoldina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria e Imperatriz do Brasil”, de Nicolas-Antoine Taunay ||Créditos: Divulgação

Em homenagem aos 200 anos da chegada da princesa Maria Leopoldina ao Brasil, em 1817, a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann, lança um livro inteiramente dedicado à sua vida. Em “Olhares Cruzados”, a autora vai revelar um pouco dos mistérios em torno da primeira mulher do imperador D. Pedro I e Imperatriz Consorte do Império do Brasil. A publicação será lançada nesta terça-feira, na Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro, às 19h.

Vale lembrar que a princesa Leopoldina se casou aos 20 anos com D. Pedro I, por procuração, tendo sido pouco retratada, já que morreu aos 29 anos, em 1826. Ela era filha do imperador Francisco I da Áustria e mãe de D. Pedro II.

*

Um dos raros retratos da Imperatriz Leopoldina pode ser visto até o dia 26 de novembro na mostra comemorativa dos 200 anos da chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil, na Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro. Além do óleo sobre tela “Dª Leopoldina de Habsburgo, Arquiduquesa da Áustria e Imperatriz do Brasil”, de Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830), a exposição conta com pinturas, desenhos, gravuras e documentos de época. A obra era mantida, até então, na casa de um colecionador privado.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter