Publicidade
Kenzo Takada
Kenzo Takada || Créditos: Rodrigo Zorzi
Kenzo Takada || Créditos: Rodrigo Zorzi

Um artista completo, de corpo, alma e coração. Essa é uma boa maneira de definir Kenzo Takada, fundador da marca de roupas, perfumes e cosméticos Kenzo. Ele, que está no Brasil, aterrissou na terra da garoa nessa terça-feira para lançar sua nova linha de fragrâncias com a Avon. De uma gentileza incomparável, nosso bate-papo teve de tudo um pouco. Desde seu restaurante preferido em Paris – o japonês Toyo -, onde mora há mais de 50 anos, até o rumo que a mundo da moda está seguindo.

Esta é a quarta vez que ele vem ao Brasil, e o carinho pelo país é grande. Em uma de suas vindas, teve a oportunidade de visitar o Amazonas, e confessa que nunca se esqueceu da noite que passou na floresta e da lembrança do cheiro da mata, da umidade e das plantas flutuantes.

O cabeleireiro Massato e o restaurante japonês Toyo, em Paris || Créditos: Reprodução

Os 77 anos só lhe fizeram bem. Tanta jovialidade vem de um dia a dia agitado e, como ele mesmo diz, rodeado de jovens. “Trabalhar com jovens talentos [ele tem três assistentes bem mais novos] é muito dinâmico, e isso me alimenta muito energeticamente”.

Hoje em dia a saúde vem em primeiro lugar. A parte da manhã é dedicada aos cuidados pessoais e a parte da tarde é o momento de trabalho. “Pela manhã me concentro, medito, faço massagem. Preciso ter saúde física, para estar com a mente em dia e alerta com as coisas que acontecem ao meu redor”, completa ele, que acredita na medicina holística, faz ginástica de três a quatro vezes por semana e há seis meses começou aulas de ioga diariamente. “A prática é maravilhosa, pois trabalha exatamente o que eu procuro: o equilíbrio entre mente e corpo”.

Mas os cuidados não param por aí. O estilista tem uma pele de dar inveja a muito jovens na faixa dos vinte. Se é genética ou cosmética? Um pouco dos dois. “Agradeço aos meus pais pelos genes, mas meus assistentes reclamam que eu gasto muito dinheiro com cremes de beleza e que uso potes e potes deles a cada dia”. Mas não foi sempre assim. Foi há uns 20 anos que o ritual de cremes virou sagrado. Há dez, aderiu a um programa de detox durante duas semanas por ano. Antes disso, não estava nem aí, garante. Ah, o cabelo impecável é obra do coiffeur Massato, fiel escudeiro desde os 50 anos.

Carol Lim e Humberto Leon e look do estilista Kenta Matsushige || Créditos: Getty Images / Reproduçao Instagram

Kenzo Takada não atua na marca que leva seu nome desde 1999, mas acompanha de perto o trabalho da dupla criativa da grife, Carol Lim e Humberto Leon. “Eles são jovens , têm uma percepção gráfica muito interessante que rejuvenesceu a marca. Fiquei muito feliz. Quando vejo as coleções, percebo que eles pesquisam muito nos arquivos de referência que deixei quando saí. Eles trabalham muito bem esse mix do próprio estilo e técnicas pessoais , com um DNA da marca no pano de fundo”.

O que essa nova geração de estilistas japoneses vai oferecer para o cenário fashion? “Eu sempre me pergunto esse tipo de coisa. Tem muitos jovens talentos hoje, mas nos anos 70/80 a nossa geração queria ir para Paris, para o mundo, se mostrar e se colocar no mercado. Há certo tempo os novos talentos ficam no Japão, por ter muita coisa acontecendo lá. Acho isso uma pena, porque é preciso se internacionalizar. Na minha época esse grupo de estilistas no qual eu estava incluído tinha necessidade de sair e respirar novos ares, e talvez eles sintam falta desse fresh air. O motivo deve ser a velocidade e a concorrência. Ainda não sei dizer se isso é bom ou não. Mas tenho uma aposta sim: Kenta Matsushige, um estilista japonês que vive em Paris. Acho ele muito bom. As peças são estruturadas, jovens e com propósito .”

E quando agente pensa que acabou, o estilista – que passou um ano sabático desenhando e pintando -, começa a desenhar livremente uma linda flor. Flores, aliás, são cheias de significado para ele, que imprime em várias de suas criações a violeta, símbolo da sua família desde o século 10. (Por Paula Barros)

A flor que o estilista desenhou durante a entrevista||Créditos: Glamurama

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Petição contra Bad Bunny no Super Bowl expõe divisões culturais nos EUA

Petição contra Bad Bunny no Super Bowl expõe divisões culturais nos EUA

A escolha de Bad Bunny para o show do intervalo do Super Bowl LX gerou uma petição com mais de 60 mil assinaturas pedindo sua substituição pelo cantor country George Strait. A polêmica revela divisões culturais nos Estados Unidos e reforça a relevância global do artista porto-riquenho, símbolo de uma nova era do pop multicultural.
Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

Príncipe Andrew renuncia ao uso de títulos reais após novas pressões sobre caso Epstein

O príncipe Andrew renunciou aos títulos reais, incluindo o de duque de York e o tratamento de Sua Alteza Real, com o consentimento do rei Charles III. A decisão ocorre após novas revelações no livro póstumo de Virginia Giuffre sobre o caso Epstein. Embora continue titular legal do ducado, Andrew se afasta de vez da vida pública, e sua ex-esposa, Sarah Ferguson, também deixará de usar o título de duquesa de York. A medida, vista como simbólica, reflete o esforço da monarquia britânica em preservar sua credibilidade e encerrar um dos capítulos mais controversos de sua história recente.
Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.

Instagram

Twitter