Publicidade
Quadro raro “Himeneu travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo” estará exposto na mostra || Crédito: Divulgação

A Pinakotheke Cultural, em Botafogo, vai celebrar o bicentenário da chegada da Missão Artística Francesa com muito charme. A partir desta quinta-feira, os visitantes poderão conferir a mostra “A Missão Artística Francesa e seus discípulos”, com curadoria de Maria Eduarda Marques e Max Perlingeiro. A exposição reúne desenhos, gravuras, esculturas, documentos e pinturas, como a rara – e gigante – tela “Himeneu travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo”, de Nicolas Poussin, um dos mestres da pintura francesa. O quadro pertenceu à família real espanhola e faz parte da coleção do MASP, mas só foi vista pelo público depois de seu restauro, em 2009. A grande surpresa do processo da restauração foi a aparição de um falo ereto na figura central do quadro, o Deus Príapo, da fecundidade e dos jardins, que sofreu, como era comum nos séculos anteriores, repinte de pudor. Esta será a primeira exibição da tela no Rio de Janeiro.

A recuperação revelou a presença original de um falo, detalhe que havia sido encoberto por camada de tinta || Crédito: Divulgação

A exposição “A Missão Artística Francesa e seus discípulos” será acompanhada de uma publicação com as imagens das obras e textos dos dois curadores e do filósofo, sociólogo e crítico francês Jacques Leenhardt, que recentemente publicou o livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil – Jean-Baptiste Debret”. Tome nota!

*

A vinda da Missão Francesa ao Brasil é fato fundamental na história da pintura no século 19. A corte portuguesa, fugindo da invasão das tropas francesas de Napoleão, sob o comando do general Jean-Andoche Junot, aportou na Bahia no início de 1808, transferindo-se em seguida para o Rio de Janeiro. Na galeria abaixo, confira alguns dos highlights da exposição.

[galeria]4392057[/galeria]

“A Missão Artística Francesa e seus discípulos”

Onde: Pinakotheke Cultural – Rua São Clemente 300, Botafogo
Abertura: 22 de setembro de 2016, às 19h30
Quando: 23 de setembro a 26 de novembro de 2016
Entrada Franca

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter