Publicidade
Créditos: istock
Créditos: istock
Créditos: istock

Com o início do horário de verão, muitos praticantes de atividades físicas têm dificuldades de adaptação, principalmente nos primeiros dias. Isso porque a adaptação pode variar de 10 a 15 dias. O sono e a alimentação são os mais afetados e, por isso, o rendimento do treino acaba prejudicado. “O ato de adiantar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria. Nos primeiros dias há dificuldade para acordar mais cedo, falta sono para dormir à noite e o apetite também sofre alterações”, explica a nutricionista Vanessa Gama, da Clínica Benesse, no Rio de Janeiro.

Para quem malha, o horário de verão pode prejudicar o rendimento devido ao impacto em relação ao sono. É o que explica o médico Rodrigo Freitas, especialista em medicina esportiva: “A privação de sono pode atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos enquanto dormimos. O efeito? Despertar cansado, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, como treinar, por exemplo”.

Ainda segundo o médico, para que não haja um impacto na rotina de exercícios, o indicado é realizar mudanças em hábitos noturnos. “O ideal é não fazer séries pesadas de musculação antes de dormir, já que isso afeta a qualidade do sono, provocando alterações de humor, sonolência e irritabilidade no dia seguinte”, alerta. Outra dica esperta: não esquecer da proteção solar, já que ganhamos uma horinha a mais de raios solares. As marcas de cosméticos oferecem desde produtos à base de óleo como o Protetor Solar de Buriti da linha Ekos da Natura até produtos de hidratação intensa com cor, que substitui o make e cria um look natural e iluminado até nos dias mais secos.

Shiseido Expert Sun Aging, BB Blur Galderma, Minesol Oil Control Tinted, Óleo Protetor Solar Natura, Avène Réflexe Solaire || Créditos: Divulgação

* E pode se preparar que a próxima aula do Projeto Verão Glamurama está chegando: dia 27 no Sett Coaching. Fique ligado no nosso Instagram com a hashtag #ProjetoVeraoGlamurama.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter