Publicidade
Gal Costa na série documental “O Nome Dela é Gal” que começa a ser exibida a partir do dia 11 na HBO || Créditos: Divulgação
Gal Costa na série documental “O Nome Dela é Gal” que começa a ser exibida a partir do dia 11 na HBO || Créditos: Divulgação

É fã de Gal Costa, glamurette? Então, fique ligada na TV porque neste domingo estreia a série documental criada pelo HBO que promete destrinchar a carreira, a personalidade, a música e a obra de uma das maiores cantoras brasileiras. Com direção de Dandara Ferreira, “O Nome Dela é Gal” tem produção de Roberto Rios, Maria Angela de Jesus, Paula Belchior, Patricia Carvalho e Tatiana Quintela. Dividida em quatro episódios, a série conta com entrevistas, imagens de época e depoimentos de músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé.

A trajetória de Gal, definida por João Gilberto como “a maior cantora do Brasil”, é detalhada desde o humilde início cantando nas ruas de Salvador, onde ficou amiga de muitos artistas que seriam grandes nomes da música brasileira nas décadas seguintes, até a sua transformação em um ícone da música e da cultura. O primeiro episódio, “De Maria da Graça a Gal”, conta como a menina Maria da Graça conhece em Salvador as amigas Dedé e Sandra e os parceiros musicais Caetano e Gil. Junto com Maria Bethânia, formou-se a turma que definiu a trajetória artística daquela que passou a se chamar Gal.

No segundo episódio, “Dos Festivais às Dunas da Gal”, antes de entrar no palco para defender “Divino Maravilhoso” no Festival da Record de 1968, Gal pediu que Gil fizesse um arranjo diferente da música. Foi assim que a adolescente que cantava Bossa Nova saiu do palco como a mulher tropicalista. “Da Contracultura ao Pop”, o terceiro episódio, revela o sonho que Maria Bethânia teve em 1976, em que a turma de Salvador se reunia novamente para criar os “Doces Bárbaros”. Foi um momento único de retomada coletiva do espírito da contracultura.

Já o último episódio da série, “Do Futuro ao Presente”, apresenta a relação de Gal com seu filho e o momento atual da carreira da cantora, em meio aos bastidores do show “Estratosférica”, de 2015, com o qual Gal comemora 50 anos de carreira. Imperdível!

Cada episódio será exibido às 22 horas do domingo. Agende-se!

Em tempo: Gal e Dandara vão assistir juntas ao primeiro episódio neste domingo com a diretoria da HBO e convidados no MAM, no Parque do Ibirapuera.

Gal Costa na série documental “O Nome Dela é Gal” que começa a ser exibida a partir do dia 11 na HBO || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter