Publicidade
Um dos nudes de Modigliani que serão exibidos no Tate Modern || Créditos: Getty Images
Um dos nus de Modigliani que serão exibidos no Tate Modern || Créditos: Getty Images

Um século depois de causar polêmica em Paris com uma série de 12 nudes femininos, Amedeo Modigliani vai ganhar uma exposição armada pelo Tate Modern, de Londres, dedicada exclusivamente às obras que na época foram consideradas indecentes demais para os olhares do público. Prevista para abrir nesta quinta-feira, a mostra é a maior de todos os tempos organizada em solo britânico e em se tratando de nus artísticos assinados pelo artista italiano, que é mais conhecido por seus retratos.

Além disso, o Tate também vai oferecer a seus visitantes a oportunidade de fazer um tour virtual pelo estúdio que Modigliani mantinha na capital da França por meio de um equipamento de realidade virtual, uma novidade até mesmo para o museu, que é tido como um dos melhores da Europa.

Modigliani, que viveu seu auge no início dos anos 1910, tentou exibir os quadros na galeria do art dealer Berthe Weill, em Paris, em dezembro de 1917, mas logo foi impedido por um policial que ficou escandalizado com os pelos pubianos que viu nos trabalhos dele e ordenou o fechamento imediato da exposição. A proibição acabou caindo na boca do povo e, por conta do bafafá que gerou, ajudou a transformar o artista em mito do dia pra noite, reverenciado até hoje como um expert em desnudamento da alma humana. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter