Publicidade
Izabel Goulart e suas desejadas madeixas || Créditos: Getty Images
Izabel Goulart e suas desejadas madeixas || Créditos: Getty Images
Queda de cabelo, perda de brilho e fraqueza? São reclamações que toda mulher passa pelo menos uma vez na vida. Todas tem solução e o tricologista pode ser seu melhor amigo nesta empreitada. Convocamos o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista e especialista em tricologia, para esclarecer. Anota aí:
Glamurama – É normal perder cabelo?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim, a queda de cabelos é absolutamente normal: até 100 fios de cabelo por dia é uma queda dentro dos padrões da normalidade. Ela é necessária e faz parte do ciclo celular para provocar um novo ciclo de renovação do cabelo.
Glamurama – Quais as principais causas de queda?
Dr. Alberto Cordeiro – A principal causa é o eflúvio telógeno, patologia desencadeada por deficiência hormonal ou vitamínica, desequilíbrio do metabolismo, pacientes que passaram por estresse físico por conta de uma cirurgia, psicológico. Outra causa é a alopecia androgenética, que como o próprio nome sugere, é causada por motivos genéticos. Já vem determinado com as pessoas no nascimento. Nesse caso a pessoa carrega um aumento da enzima 5-alfa-redutase ou um aumento da ação dessa enzima, que faz a conversão de testosterona em dihidrotestosterona (DHT), que uma forma mais ativa de testosterona. Essa conversão acontece no couro cabeludo e a dihidrotestosterona é responsável pela atrofia do folículo piloso e da queda capilar. Além delas, podemos citar alopecias cicatriciais, alopecia fibrosante frontal, lúpus ou outra doença auto-imune, líquen plano pilar.
Glamurama – Cabelos sem brilho e fragilizados tem solução?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim. Precisa-se apenas identificar qual a causa de ele estar fragilizado ou sem brilho. A principal causa normalmente é o uso de química ou de produtos inadequados para o seu tipo de cabelo. Nesses casos, aconselha-se o espaçamento de químicas ou usar químicas mais suaves, preferir tonalizante a tinturas, de forma alguma fazer alisamento a base de formol e também espaçar o máximo que conseguir luzes ou outro procedimento químico. Investir em alimentação adequada, bom sono, avaliação hormonal e correção de deficiências hormonais, hidratar a fibra capilar uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Glamurama – Dietas vegetarianas/veganas sofrem mais com a perda de cabelo? Como solucionar?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim, ela é uma dieta geralmente pobre em proteína e a proteína é muito abundante no cabelo: cerca de 80/ 85% do cabelo é composto por ela. Se você faz uma dieta muito restrita de proteína você acaba tendo mais queda de cabelo. Eu indico para essa paciente a suplementação com whey protein vegano de cacau, alcachofra ou açaí para contornar esse problema.
Glamurama – Vegetarianos/veganos tem a pele mais flácida?
Sim, da mesma forma vegetarianos e veganos têm a pele mais flácida por que não comem uma quantidade suficiente de colágeno que faça com que essa pele fique mais firme.
Glamurama – É possível repor nutrientes essenciais para cabelo/unha apenas com alimentação?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim, é possível repor os nutrientes através da alimentação para o cabelo e para unha, mas apenas com ela às vezes não é o suficiente. É necessário aplicar uma máscara hidratante, um banho de aminoácidos, um banho de proteína para poder repor esses nutrientes de fora para dentro. Não só a alimentação, que é um processo de dentro para forma, mas o cabelo e a unha por serem muito espessos, requerem esse cuidado externo.
Glamurama – O colágeno em pó é uma solução?
Dr. Alberto Cordeiro – O colágeno em pó não tem resultado algum no cabelo. Ele é um tipo de proteína, mas ele não tem todas as substâncias necessárias para combater a queda. Você tem que fazer suplementação proteica.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter