Publicidade
Kevin Spacey: ele perdeu o emprego e nada mais || Créditos: Getty Images
Kevin Spacey: ele perdeu o emprego mas manteve os milhões || Créditos: Getty Images

Os recentes escândalos sexuais envolvendo figurões do showbiz como Harvey Weinstein e Kevin Spacey forçaram alguns dos maiores escritórios de advocacia que prestam serviços para a turma de Hollywood a ressuscitarem certas cláusulas morais super rígidas que há anos não apareciam nos contratos firmados por lá, ao menos não com o afinco em que agora são vistas.

O objetivo é proteger os estúdios e distribuidores de eventuais polêmicas envolvendo seus artistas, que coloquem na berlinda os projetos nos quais eles trabalham. Traduzindo: quem pisar na bola a partir de agora não somente corre o risco de entrar na geladeira para sempre como ainda será obrigado a colocar a mão no bolso para indenizar os ex-patrões por eventuais constrangimentos.

Uma das empresas mais ativas dentro dessa mudança legal é a Netflix, que se viu obrigada a romper grandes parcerias com Spacey e com o comediante Louis C.K., entre outros, por causa de acusações de assédio. No caso do astro de “House of Cards”, o problema foi justamente que o contrato dele não incluía as tais cláusulas, enquanto C.K. gastou milhões para produzir especiais de stand-up que no fim acabaram sendo cancelados. O prejuízo da gigante do streaming chegou a US$ 39 milhões (R$ 127,8 milhões) no ano passado, de acordo com seu diretor financeiro, David Wells.

Bastante comuns no mundo esportivo, as cláusulas morais começaram a ser usadas na terra do cinema depois que uma mulher morreu em circunstâncias misteriosas na casa do ator Fatty Arbuckle, o “Tom Hanks da era dos filmes mudos”, em 1921. Nunca foi provado que Arbuckle teve culpa na tragédia, mas a Universal, que o empregava, não gostou de ver um de seus maiores nomes citado nas páginas policiais e decidiu fazer algo para evitar novos episódios desse tipo, ordenando uma revisão total do acordo multimilionário que mantinha com o artista para mantê-lo na linha em tempo integral. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter