Publicidade
O dicionário de inglês mais famoso do mundo está cheio de novidades || Créditos: Getty Images
O dicionário de inglês mais famoso do mundo está cheio de novidades || Créditos: Getty Images

Os editores do tradicional Dicionário de Inglês de Oxford acabaram de anunciar que a edição revisada da publicação tem ares cinematográficos. Isso porque decidiram incluir mais de 100 palavras e expressões ligadas ao universo da sétima arte. As novidades vão de vocábulos como “Nollywood”, como ficou conhecida a forte indústria de filmes da Nigéria, até o termo “Lynchian” ou “Lynchiano”, usado para descrever os longas que lembram os trabalhos do diretor David Lynch.

Na mesma medida, outros cineastas de renome também ganharam seus próprios verbetes no Oxford: “Spielbergian”, “Capraesque”, “Altmanesque” e “Tarantinoesque” se referem às produções à la Steven Spielberg, Frank Capra, Robert Altman e Quentin Tarantinto, respectivamente, que no caso deste último são aquelas “caracterizadas por grafismo e violência estilizada, enredos não-lineares, temas satíricos e diálogo afiado”.

E olha que até o Brasil foi lembrado, com “chanchada” – sinônimo de filmes com humor ingênuo, quase burlesco, e improvisado. Também está na nova edição do Oxford, “scream queen” (“rainha dos gritos”, para definir as atrizes que são experts nisso) e “Not in Kansas anymore” (“Não estamos mais no Kansas”), frase dita por Dorothy (Judy Garland) para seu cachorrinho Toto no clássico de “O Mágico de Oz”, quando os dois chegam à Terra de Oz. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter