Publicidade
The Aasivissuit-Nipisat in Greeland
Groenlândia // Reprodução UNESCO

Mudanças nos perfis de diferentes gerações impactam diretamente no que as pessoas procuram na hora de escolher o destino de férias. E os brasileiros da chamada Geração Z (pessoas com idades entre 16 e 24 anos) têm se mostrado os mais engajados e conscientes dos efeitos que suas decisões têm sobre o planeta. Segundo pesquisa recente feita pelo Booking.com, mais da metade (61%) da Geração Z não têm interesse em visitar um local que esteja saturado de turistas. Além disso, dois em cada três garantem que o impacto ambiental causado nos destinos escolhidos é um fator importante a ser levado em consideração

Neste quesito ‘overtourism’, o mesmo vale para a Geração X (65% – entre 40 e 54 anos) e dos Baby Boomers (65% – acima de 55 anos). Apenas os Millenials (entre 25 e 39 anos) são mais desencanados com essa situação: 57%, a porcentagem mais baixa de todas as gerações, dizem que deixariam de visitar um destino caso soubessem que ele está ameaçado pelo excesso de turistas.

Outra preocupação da Geração Z é retribuir enquanto viaja. Quase metade (48%), por exemplo, diz que deseja fazer trabalhos voluntários nas férias – um número acima da média global (37%) e que posiciona os jovens do País como a 6ª nacionalidade mais engajada neste sentido. Eles são seguidos de perto pelos Millennials (47%) e pela Geração X* (46%). Já entre os Baby Boomers brasileiros, apenas 32% estão abertos ao chamado “volunturismo”.

Para 6 em cada 10 (64%) brasileiros da Geração Z, o voluntariado deixa a experiência de viagem ainda mais autêntica, já que existe a oportunidade de conhecer os moradores e a cultura locais, além de sentir que fizeram a diferença para essas pessoas.

E quando o assunto é ecologia, a Geração Z, olha ela aí de novo, também é a mais consciente: 70% prefeririam ficar em uma acomodação que respeite o meio ambiente e, tendo chegado ao seu destino, utilizariam meios de transporte ecológicos, como veículos híbridos/elétricos, transporte público e até mesmo bicicleta ou caminhadas. Bons ventos!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter