Publicidade
Neste ano, o Cine Ceará teve recorde de inscrições / Crédito: Divulgação
Cena de ‘Notícias do fim do mundo’, de Rosemberg Cariry / Crédito: Divulgação

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema chega a sua 29ª edição e, dessa vez, com recorde de inscritos – mais de 1.271 filmes de 12 países (México, Argentina, El Salvador, Venezuela, Chile, Peru, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia, Bolívia e Brasil). Entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro serão exibidos mais de 40 filmes, entre curtas e longas, nos cinemas de Fortaleza.

Depois de estrear no Festival de Cannes, onde foi premiado como melhor filme na mostra ‘Un Certain Regard’, a ficção “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, marcará a abertura do evento, fazendo sua estreia nacional. O diretor cearense será homenageado antes da exibição e receberá o troféu Eusélio Oliveira. Além de Aïnouz, estarão presentes as atrizes Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte.

No sábado, o longa “Maria do Caritó”, de João Paulo Jabur, terá sua première mundial com a presença do autor Newton Moreno, responsável pela peça homônima da produtora executiva Elisa Tolomelli e da atriz Lilia Cabral, que, a propósito, será a segunda homenageada do Cine Ceará, recebendo também um troféu. Na mesma noite, o primeiro dos sete longas que concorrem ao prêmio Mucuripe será exibido: “Canção Sem Nome” (Peru), de Melina León, que também fez sua estreia em Cannes.

Os vencedores das duas mostras competitivas levam para casa o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Já os curtas concorrem nas categorias de Melhor curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

Confira a lista de indicados ao prêmio da mostra competitiva Ibero-Americano de longa-metragem:

‘A viagem extraordinária de Celeste García’, de Arturo Infante (Cuba-Alemanha)
‘Canção sem nome’, de Melina León (Peru-Espanha-Estados Unidos)
‘Greta’, de Armando Praça (Brasil)
‘Luciérnagas’, de Bani Khoshnoudi (México-Grécia-República Dominicana)
‘Notícias do fim do mundo’, de Rosemberg Cariry (Brasil)
‘Ressaca’, de Vincent Rimbaux e Patrizia Landi (Brasil)
‘Vozes da Floresta’, de Betse de Paula (Brasil)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.
O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O mega casamento de Jeff Bezos em Veneza foi forçado a mudar de local após protestos públicos, se tornando um símbolo da crescente rejeição europeia à ostentação bilionária. Em meio a críticas sobre turismo predatório, erosão urbana e desigualdade social, o episódio escancara a tensão entre glamour privado e o direito coletivo à cidade - com ecos históricos, literários e políticos que reconfiguram o papel das elites no imaginário europeu.

Instagram

Twitter