Publicidade
As vans brancas são o terror do momento nos EUA || Créditos: Reprodução
As vans brancas são o terror do momento nos EUA || Créditos: Reprodução

Um rumor que tomou conta do Facebook nos Estados Unidos nessa semana dá uma ideia de como as “fake news” podem causar estragos. Segundo o que rola na rede social de lá, há uma gangue de criminosos a bordo de vans brancas que está passando por várias cidades do país para sequestrar mulheres a fim de usá-las como escravas sexuais ou de roubar seus órgãos. Aparentemente, a história teve origem em Baltimore, no estado americano de Maryland, e foi postada por uma senhorinha desavisada que acreditou numa história que lhe contaram.

Mas as autoridades de vários lugares já alertaram que tudo não passa de uma grande mentira, apesar de que ainda há quem custe a acreditar nisso. “Não sei, tá tudo muito estranho e não pode ser uma coincidência”, disse, em entrevista para a “CNN”, uma moradora da cidade americana que afirma ter sido “vigiada” por dois homens em uma van branca.

O problema é que o negócio viralizou, e estimativas apontam que a informação falsa já chegou a dezenas de milhões de americanos. Há casos inclusive de motoristas de vans brancas que foram hostilizados recentemente, sem falar que o próprio prefeito de Baltimore, Bernard Young, deu uma coletiva alertando as pessoas sobre o “perigo”. “Não se aproximem de vans brancas”, disse ele. “Não sei de muitos detalhes sobre isso, mas no Facebook não se fala em outra coisa”, completou. Tempos bicudos! (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.

Instagram

Twitter