Publicidade
Com apenas 16 anos, Greta subiu ao palco para falar sobre o aquecimento global na ONU / Crédito: Instagram

Neste ano o nome de Greta Thunberg esteve entre os mais comentados, seja por seu discurso na ONU, seja pelos vários momentos em que mandou aquele sincerão, sem papas na língua, sobre as mudanças climáticas do planeta. A ativista sueca, de 16 anos, foi um dos maiores destaques da Cúpula sobre Ação Climática das Nações Unidas e motivou adultos e adolescentes a se engajarem na causa.

“Por mais de 30 anos a ciência foi clara. Como ousam seguir ignorando os alertas e vir aqui para dizer que estão fazendo o bastante? Se vocês realmente entendem essa situação, e ainda assim seguem falhando em suas ações, então vocês são maus. E nisso eu me recuso a acreditar”, disse ela.

E, se você não conhece Greta mais a fundo, nós te mostramos três momentos que provam que a sueca mereceu o título de Personalidade do Ano da revista Time. Vem ver!

O discurso da ONU
Com apenas 16 anos, Greta subiu ao palco para falar sobre o aquecimento global e clamar por mais consciência em relação ao meio ambiente. Seu discurso mobilizou o mundo e esse foi o assunto mais comentado por semanas nas redes sociais. Entre as frases mais icônicas está: “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias”, protestou Thunberg, responsabilizando os adultos por não fazerem o bastante para proteger o meio ambiente.

Em outro momento, ela também alertou: “Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam gira em torno de dinheiro e um conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como ousam?”. Confira o discurso completo:

https://www.youtube.com/watch?v=vzI2S5kb8VY

Na Cimeira do Clima
Recentemente, Greta soltou a voz mais uma vez em Madri, na Cimeira do Clima. Ela criticou a falta de empenho dos governantes e chamou a atenção para a luta dos povos indígenas, criticando diversos países, especialmente os da América Latina. “Bem, estou dizendo que há esperança. Eu vi isso. Mas não vem de governos ou corporações. Vem do povo”, apontou.

https://www.instagram.com/p/B57kDqZpgpQ/

Instagram
É fato que, cada vez mais, as redes sociais servem para inspirar e informar, e Greta Thunberg faz isso muito bem. A adolescente, que tem 8 milhões de seguidores em seu Instagram, faz posts para conscientizar sobre as mudanças climáticas, desmatamento e muito mais, o que acaba influenciando milhões de jovens como ela a se informarem e tomarem partido sobre a situação atual do planeta. Como ela mesma diz: ‘ninguém é pequeno demais para fazer a diferença’.

https://www.instagram.com/p/B4TZ8PoJgOa/

https://www.instagram.com/p/B3sXbKIJ3KZ/

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter