Publicidade
HOLLYWOOD, CALIFORNIA – FEBRUARY 09: ‘Parasite’ cast and crew such as Cho Yeo-jeong, Park So-dam, Choi Woo-shik, Kang-Ho Song,Yang Jin-mo, Jin Won Han, Kwak Sin-ae, Ha-jun Lee, Yang-kwon Moon, Kang-ho Song, Yeo-jeong Jo, Bong Joon-ho, and Sun-kyun Lee accept the Best Picture award onstage during the 92nd Annual Academy Awards at Dolby Theatre on February 09, 2020 in Hollywood, California. (Photo by Kevin Winter/Getty Images)
‘Parasita’ é o grande vencedor da noite / Crédito: Getty

O Oscar, prêmio mais importante do cinema, chegou à sua 92ª edição com momentos inesquecíveis, nesse domingo. O jurados deram estatuetas de Melhor Ator/Atriz, para Joaquin Phoenix por “Coringa”, e Renée Zellweger por “Judy: Muito Além do Arco-Íris”. Além disso, outros importantes prêmios foram Brad Pitt e Laura Dern, que levaram o Oscar como coadjuvantes. Até aí, tudo como o esperado.

Mas a Academia, conhecida por nunca ter dado o prêmio principal de Melhor Filme para uma produção estrangeira, surpreendeu ao entregar essa estatueta para o sul-coreano “Parasita”, dirigido por Bong Joon-ho. O sucesso do longa começou em 2019, quando levou para casa a ‘Palma de Ouro’ do Festival de Cannes. ‘Parasita’ também garantiu o ‘Globo de Ouro’ de melhor filme estrangeiro, de melhor elenco no ‘SAG Awards’, e de melhor roteiro e melhor filme em língua não inglesa no ‘Bafta’.

Mas, mesmo já consagrado pelos críticos, o público não esperava que o grande momento da noite fosse da produção coreana, que já havia vencido nas categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional. No prêmio principal, o filme sul-coreano desbancou filmes produzidos e dirigidos por nomes como Quentin Tarantino (Era uma vez em…Holywood) e Matin Scorcese (O Irlandês), grandes queridinhos do Oscar.

E por qual motivo essa vitória se tornou tão importante para o mundo do cinema? Com a consagração, “Parasita” abre as portas para que longas de diversos países sejam vistos com a mesma importância de produções estadunidenses. Apesar do Oscar possuir uma categoria destinada aos filmes estrangeiros, em que produções de todos os cantos do mundo disputam a estatueta, esses nunca tiveram a oportunidade de concorrer de outras formas ao Oscar.

Vale lembrar que o Brasil já esteve na premiação com filmes como “Cidade de Deus”, “O Menino e o Mundo” e, neste ano, o documentário “Democracia em Vertigem”, que perdeu a disputa para “American Factory.” Que venham esses novos tempos e que eles sejam mais democráticos.

A seguir, confira a reação da internet sobre a vitória de Bong Joon-ho.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ilha privada nas Ilhas Fiji, visitada por Meghan e Harry, está à venda por US$ 78 milhões

Ilha privada nas Ilhas Fiji, visitada por Meghan e Harry, está à venda por US$ 78 milhões

Ilha privada nas Fiji, visitada por Harry e Meghan, volta ao mercado por US$ 78 milhões após um corte de preço. Com cerca de 800 acres, três villas, pista de pouso e amenidades raras, o imóvel figura entre os mais luxuosos do Pacífico. A infraestrutura completa e a associação ao casal real reforçam o apelo comercial da propriedade, que segue direcionada ao público de altíssimo padrão em busca de privacidade e exclusividade.
Quando a Vulnerabilidade Assusta Hollywood

Quando a Vulnerabilidade Assusta Hollywood

Kristen Stewart reacende o debate sobre gênero em Hollywood ao afirmar que atuar é, por natureza, um gesto “não-masculino” por exigir vulnerabilidade. Em entrevistas repercutidas por Yahoo News UK, The Guardian e The Independent, ela critica a diferença de tratamento entre homens celebrados por “profundidade emocional” e mulheres frequentemente rotuladas como “instáveis”. Stewart questiona o prestígio seletivo do Method acting e expõe como a indústria ainda opera sob padrões antiquados de masculinidade. Sua fala provoca desconforto justamente por revelar uma estrutura que já não se sustenta.

Instagram

Twitter