Publicidade
Lilian Lemmertz. Christiane Torloni, Vera Fisher e Regina Duarte já foram ‘Helenas’ de Manoel Carlos / Crédito: Globo

Manoel Carlos faz 88 anos neste domingo e quem acompanha a carreira do autor sabe que uma de suas características mais marcantes são suas personagens femininas, todas batizadas Helena e com personalidades fortes. Em 2014, estreava na TV a novela ‘Em Família’, com a última Helena de Manoel Carlos, interpretada por Júlia Lemmertz. Antes disso, porém, vieram muitas outras. Em homenagem a essa data querida do grande dramaturgo, relembre as Helenas criadas por ele.

Baila Comigo (1981) – Lilian Lemmertz

Lilian Lemmertz, em “Baila Comigo” / Crédito: Globo

A primeira de todas foi a Helena de Lilian Lemmertz, em “Baila Comigo”. A atriz deu vida à uma dona de casa assombrada pelo segredo de ter separado os filhos gêmeos. Quinzinho e João Victor (ambos interpretados por Tony Ramos) são gêmeos idênticos que não sabem da existência um do outro. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho ficou com a mãe, Helena.

Felicidade (1991) – Maitê Proença

Maitê Proença em Felicidade, de 1991 / Crédito: Globo

Maitê Proença foi a segunda Helena, mais conhecida pelo apelido de Leninha. A personagem conquistou o público em “Felicidade”, com seu jeitinho doce e meigo. Durante um jogo do Brasil para o Mundial de Futebol, o carioca Álvaro (Tony Ramos) conhece Helena, a moça mais bonita da fictícia Vila Feliz, e ambos apaixonam-se. No entanto, ela acaba casando com Mário (Herson Capri), um engenheiro agrônomo que chega à cidade para instalar uma escola agrícola.

História de Amor (1995) – Regina Duarte

Regina Duarte foi Helena em três novelas / Crédito: Globo

Uma das atrizes mais queridas do autor, Regina Duarte foi Helena em três tramas diferentes. A primeira foi em ‘História de Amor’. A personagem formou um quadrilátero amoroso com Carlos Alberto (José Mayer), Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral).

Por Amor (1997) – Regina Duarte

Regina em “Por Amor” / Crédito: Globo

Dois anos depois, Regina engatou outra Helena, dessa vez em “Por Amor”. A personagem mostrou o amor incondicional pela filha, Eduarda (Gabriela Duarte). Mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas. Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Helena, por sua vez, dá à luz uma criança saudável e fica sabendo da tragédia da filha. Em um momento de desespero, diante da fragilidade de Eduarda e penalizada com o fato da filha nunca mais poder engravidar, Helena implora para que César (Marcelo Serrado) troque as crianças.

Laços de Família (2000) – Vera Fischer

Vera Fisher em “Laços de Família”, de 2000 / Crédito: Globo

A Helena de Vera Fischer abriu mão de uma paixão pela filha, Camila (Carol Dieckmann), em “Laços de Família”. A personagem, uma empresária de 45 anos, se envolve em um acidente de carro com Edu, um médico de 25. Após várias brigas, os dois se entregam a um amor polêmico. Porém, o romance passa por diversos obstáculos, incluindo Camila, a filha de Helena.

Mulheres Apaixonadas (2002) – Christiane Torloni

Christiane Torloni em ‘Mulheres Apaixonadas’ / Crédito: Globo

Christiane Torloni foi a sexta Helena de Manoel Carlos em “Mulheres Apaixonadas”. Na trama, a personagem decidiu separar do marido, Téo (Tony Ramos), após 15 anos de casamento para viver uma nova paixão.

Páginas da Vida (2006) – Regina Duarte

Regina Duarte em “Paginas da Vida” / Crédito: Globo

A terceira Helena de Regina Duarte foi em “Páginas da Vida”. A personagem decidiu adotar Clara, portadora de Síndrome de Down, após a mãe dela, Nanda (Fernanda Vasconcellos), morrer no parto.

Viver a Vida (2009) – Taís Araújo

Taís Araújo em “Viver a Vida” / Crédito: Globo

A penúltima Helena foi a de Taís Araújo de “Viver a Vida”. A trama central gira em torno de Helena (Taís Araújo), top model de renome internacional que, no auge da carreira, por volta dos 30 anos, decide largar a profissão para se casar com o sedutor Marcos (José Mayer), empresário do ramo hoteleiro, por quem se apaixona perdidamente.

Em Família (2014) – Julia Lemmertz

Julia encerrou o ciclo de personagens chamadas Helena / Crédito: Globo

Julia Lemmertz encerrou o ciclo iniciado pela mãe, Lilian, e foi a última Helena de Manoel Carlos. “Em Família” mostra a paixão dos primos Helena e Laerte (Gabriel Braga Nunes) desde a infância. Duas vidas unidas pelos mais fortes laços, o amor e a família, e também marcadas por sentimentos de ciúme, culpa e inveja.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter