Publicidade
Mario Vargas Llosa || Créditos: Reprodução
Mario Vargas Llosa || Créditos: Reprodução

A China deu um tempo em sua última briga contra os Estados Unidos, na qual um culpa o outro pelo surgimento do novo coronavírus, só para voltar sua artilharia pesada contra… Mario Vargas Llosa! É que o escritor peruano afirmou sem o menor medo de estar errado em um artigo publicado nessa segunda-feira pelo jornal espanhol “El País” que os chineses são os grandes responsáveis pela pandemia de Covid-19. Em seu texto, intitulado “Retorno à Idade Média?”, o vencedor do Nobel de Literatura de 2010 argumenta que Pequim sonegou informação sobre a gravidade da doença e também falhou ao não dar atenção aos médicos de lá que avisaram meses atrás sobre sua fácil e rápida contaminação.

Vargas Llosa foi mais adiante, e ainda acusou a China de criar esse tipo de caos internacional simplesmente por não ser uma sociedade livre. “Nada disso teria acontecido no mundo se a China Comunista fosse uma democracia, e não uma ditatura como é”, escreveu o gênio da literatura, que ainda comparou a atual ameaça global com o desastre de Chernobyl, um dos piores capítulos da história da União Soviética. Em resposta, o governo do país asiático divulgou uma nota na qual acusa o autor de “A Guerra do Fim do Mundo” de fazer declarações “ridículas e maldosas”, e por meio de sua embaixada em Lima, capital do Peru, oficializou uma representação contra ele. Climão! (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter