Publicidade
Mario Vargas Llosa || Créditos: Reprodução
Mario Vargas Llosa || Créditos: Reprodução

A China deu um tempo em sua última briga contra os Estados Unidos, na qual um culpa o outro pelo surgimento do novo coronavírus, só para voltar sua artilharia pesada contra… Mario Vargas Llosa! É que o escritor peruano afirmou sem o menor medo de estar errado em um artigo publicado nessa segunda-feira pelo jornal espanhol “El País” que os chineses são os grandes responsáveis pela pandemia de Covid-19. Em seu texto, intitulado “Retorno à Idade Média?”, o vencedor do Nobel de Literatura de 2010 argumenta que Pequim sonegou informação sobre a gravidade da doença e também falhou ao não dar atenção aos médicos de lá que avisaram meses atrás sobre sua fácil e rápida contaminação.

Vargas Llosa foi mais adiante, e ainda acusou a China de criar esse tipo de caos internacional simplesmente por não ser uma sociedade livre. “Nada disso teria acontecido no mundo se a China Comunista fosse uma democracia, e não uma ditatura como é”, escreveu o gênio da literatura, que ainda comparou a atual ameaça global com o desastre de Chernobyl, um dos piores capítulos da história da União Soviética. Em resposta, o governo do país asiático divulgou uma nota na qual acusa o autor de “A Guerra do Fim do Mundo” de fazer declarações “ridículas e maldosas”, e por meio de sua embaixada em Lima, capital do Peru, oficializou uma representação contra ele. Climão! (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter