Publicidade
Artistas se mobilizam pelo Estação, no Rio || Créditos: Divulgação TVGlobo / Reprodução
Artistas se mobilizam pelo Estação, no Rio || Créditos: Divulgação TVGlobo / Reprodução

São 35 anos de exibição de filmes de arte, vanguarda e produções nacionais que não geram o interesse das grandes redes de cinema. Agora, um dos espaços culturais mais bacanas do Rio de Janeiro, o Estação, corre o sério risco de fechar por falta de investimento e dinheiro em caixa para manter o local durante a pandemia do novo coronavírus. Na tentativa de mudar essa realidade, atores, cineastas e pessoas ligadas à sétima arte se uniram em um financiamento coletivo criado para arrecadar fundos para a manutenção do Estação, que atualmente conta com três unidades na cidade e emprega 75 pessoas diretamente. Quem são eles? Wagner Moura, Tonico Pereira, Lázaro Ramos, Cacá Diegues, Angela Vieira, Joelzito Araujo, Armando Babaiof, Julia Rezende e muito mais.

No comunicado publicado pelos gestores do espaço, uma reflexão sobre o momento atual da cultura no Brasil agravada pela Covid-19: “Você já sabe: esse período de quarentena representa uma grande ameaça para as empresas que trabalham com arte, cultura e com gente se reunindo. Justamente aquelas que trazem vida e alegria para a cidade. As 15 salas de cinema do Estação estão fechadas desde o dia 13 de março e nossa receita, desde então, passou a ser 0. Ficaremos fechados enquanto for preciso e achamos que todo mundo que pode, deve ficar em casa. Mas estamos lutando para sobreviver, manter nossos 75 funcionários e voltar a funcionar quando a crise passar. Estamos firmes nesta resistência, mas não está nada fácil! Tentamos crédito em bancos públicos e privados, apoio da Ancine e do Fundo Setorial, muita coisa mesmo! Mas podemos assegurar que as medidas existentes até agora não foram pensadas para empresas como a nossa. Precisamos da ajuda de todo mundo que ame o cinema, ame a arte, ame ver pessoas se encontrando, ame a vida nas ruas da cidade.”

A meta da ação é arrecadar R$700 mil e, até o momento, a vaquinha virtual já alcançou R$105 mil. Os benfeitores podem comprar cotas de utilização do espaço, que muda de acordo com o valor doado. O crowdfunding rola até o dia 13 de julho e você pode ajudar clicando aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=S-YsNBw8m8I#action=share

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter