Publicidade
Cruzeiro Artania finalmente atraca na Alemanha // Reprodução

Após uma verdadeira odisseia de seis meses ao redor do mundo, durante a pandemia do coronavírus, o último navio de cruzeiro que ainda transportava passageiros fez sua derradeira escala, deixando em terra firme oito passageiros. O MV Artania atracou no porto de Bremerhaven, na Alemanha, nessa segunda-feira, encerrando uma viagem épica de retorno da Austrália.

A chegada aconteceu mais de dois meses depois que os últimos grandes navios de lazer foram retirados de operação, em meio ao lockdown global. Enquanto embarcações baixaram âncora em abril, o Artania continuou navegando.  Com capacidade para transportar até 1.200 passageiros, partiu para um cruzeiro de 140 dias saindo de Hamburgo, em 21 de dezembro de 2019. Em março, o coronavírus chegou a bordo quando 36 passageiros testaram positivo, após uma verificação das autoridades de saúde australianas quando o navio chegou em Fremantle. Os afetados foram colocados em quarentena nos hospitais locais e três pessoas morreram.

Os viajantes saudáveis permaneceram em quarentena no Artania até seus vôos de repatriamento serem liberados no final de março. Centenas de pessoas, na maioria alemães, voaram de volta da Austrália para Frankfurt, e oito passageiros decidiram retornar para casa por vias marítimas. E receberam o status surreal de últimos passageiros de cruzeiro ainda no mar, vendo de camarote o mundo mudar, os países fecharem e reabrirem novamente, enquanto permaneceram ao sabor das ondas. Além dessa turma, cerca de 75 tripulantes também ficaram a bordo até o fim para garantir o bom funcionamento do barco. Que viagem hein!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter