Publicidade
Maria Bethânia | Créditos: Divulgação

Dona de uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira, Maria Bethânia completa 75 anos nesta sexta-feira. Com mais de 50 deles dedicados à cultura, 34 discos de estúdio, 22 álbuns ao vivo, diversas participações em trilhas sonoras de filmes e novelas, além de inúmeras colaborações com outros artistas, ela segue mostrando sua força. A prova disso é o número de gravações que a artista possui no banco de dados do Ecad, escritório brasileiro responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais: 1.931 cadastradas, um dos maiores da América Latina.

Para celebrar essa carreira única, um levantamento foi feito sobre as músicas interpretadas por ela e que marcaram a sua carreira. “O que é, o que é”, de autoria de Gonzaguinha, foi a canção que Maria Bethânia mais gravou como intérprete até agora. O ranking segue com “Sonho meu”, de autoria de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, e “Viramundo”, de Capinan e Gilberto Gil, aparecem logo em seguida. Dessas, a mais tocada no Brasil nos últimos cinco anos foi “Brincar de viver”, canção de autoria de Guilherme Arantes e Harrigan Lucien. No top 3 deste ranking, também aparecem “Gostoso demais”, de Dominguinhos e Nando Cordel, e “Tocando em frente”, de Renato Teixeira e Almir Sater.

Atualmente, a baiana se prepara para lançar “Noturno”, seu próximo álbum que reforça os laços musicais da cantora com o compositor, músico, arranjador e produtor musical Paulo Dáfilin, gravado entre setembro e outubro de 2020, no estúdio da gravadora Biscoito Fino, no Rio de Janeiro. “A flor encarnada” foi eleita o primeiro single do disco, que desabrocha nos aplicativos de música na próxima sexta-feira. Neste trabalho, ela está acompanhada dos músicos: Zé Manoel, pianista, o violonista João Camarero e o baixista Jorge Helder. Além disso, o disco tem composições de Tim Bernardes, Chico César e Adriana Calcanhotto, incluindo “2 de Junho”, sobre a morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva, que caiu do prédio em que a patroa de sua mãe morava, no Recife.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter