Publicidade
Alice Pataxó
Alice Pataxó. Foto: Divulgação

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado neste 9 de agosto, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1994 como uma forma de celebrar e lembrar de culturas e tradições dos povos originários.

Pensando nisso, GLMRM separou cinco influenciadores indígenas brasileiros para você seguir e conhecer mais sobre a herança desses povos, atualizadas por eles na moda, música, literatura e outras artes.

Day Molina

Estilista e dona da marca Nalimo, Day Molina mostra o dia a dia de seu trabalho nas redes sociais. Com uma produção 100% feminina e predominantemente racializada (composta por mulheres indígenas e negras), suas peças são sustentáveis e minimalistas com um forte traço ancestral.

Tukumã Pataxó

Estudante de gastronomia, o influenciador Tukumã Pataxó usa as redes sociais como uma ferramenta para mostrar o dia a dia de sua cultura. Ele também tem um podcast, o “Papo de Parente”, no Globoplay, em que comenta sobre questões dos povos indígenas no Brasil de hoje ao lado da educadora e ativista Célia Xakriabá .

Kaê Guajajara

A artista e dona do primeiro álbum visual de uma mulher indígena da América Latina usa sua arte para conscientizar sobre os temas que a afetam. Com mais de 110 mil seguidores só no Instagram, Kaê mostra suas vivências e cultura.

Confira um de seus clipes:

Alice Pataxó

A ativista, jornalista e comunicadora indígena foi vencedora do prêmio Transforma do MTV Miaw deste ano. Alice se tornou uma das protagonistas pela luta dos povos indígenas e demarcação de território quando, por exemplo, foi à Europa denunciar a situação política e territorial dos povos originários no Brasil.

Ailton Krenak

Reprodução

O escritor, ambientalista e ativista é um dos principais intelectuais do movimento indígena atual e já escreveu diversos livros, como “Ideias Para Adiar O Fim do Mundo” e “O Amanhã não está à Venda”, ambos da Companhia das Letras, em que critica, entre outros temas, nosso modelo de sociedade separada da natureza.

Com 113 mil seguidores no Instagram, Krenak divulga por lá reuniões que costuma fazer sobre os temas, suas participações em eventos e ativismo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter