Publicidade
Bob Wolfenson ‘África em São Paulo’
Foto: Bob Wolfenson

Com o olhar aguçado de um dos maiores retratistas do Brasil, o fotógrafo Bob Wolfenson volta suas lentes para os africanos que chegaram ao país nos últimos anos na exposição “África em São Paulo”, que abre ao público neste sábado (19), véspera do Dia da Consciência Negra, no Museu da Imigração.

Além dos retratos impactantes do consagrado fotógrafo, a mostra reúne entrevistas realizadas pela jornalista Naief Haddad. “São desses encontros mais fortuitos que saem as grandes ideias. O Naief trouxe os primeiros personagens, depois a jornalista Luly Zonta entrou na história para buscar novas pessoas e tudo se desenvolveu”, conta Wolfenson no material de divulgação.

“Eu fui um pouco ao sabor dos acontecimentos, não tinha uma ideia pré-concebida de como fazer as fotos. Quando vejo esse conjunto todo pronto, percebo a beleza e a integridade deste trabalho”, completa. 

“África em São Paulo” foi desenvolvida nos últimos cinco anos e traz 43 fotos que formam um painel variado e surpreendente dos imigrantes, incluindo alguns refugiados. Ao todo, são mulheres e homens de 21 países do continente africano. 

Ao andarem pelas ruas do centro da capital paulista, Bob e Naief perceberam a enorme diversidade de imigrantes e ficaram fascinados pelo trabalho desse grupo com diferentes culturas, religiões e classes sociais.  Para o fotógrafo, a mostra relata com potência uma conversa que nasceu com o jornalista sobre a adaptação, a riqueza da produção e de suas vidas no país.

Além das fotos e entrevistas, a exposição também terá alguns recursos audiovisuais que permitirão ao visitante uma imersão no continente africano. O visitante terá a oportunidade ainda de ouvir trechos dos relatos na voz e sotaque dos retratados. A concepção cenográfica é do arquiteto André Vainer e a programação visual de Thea Severino e Marcio J. Freitas. O escritor Jeferson Tenório e o ator e ativista Vensam Iala, especialista em literatura africana, assinam os textos de apresentação da mostra. 

Africa Brasil : Obinna (Nigeria). Foto: Bob Wolfson

Exposição África em São Paulo 
Onde: Sala de exposições temporárias do Museu da Imigração, São Paulo 
Quando: 19 de novembro de 2022 a 12 de março de 2023 | de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h) 
Quanto: R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter