Publicidade
Gilberto Gil
Foto: Niclas Weber/ Divulgação

O cantor e compositor Gilberto Gil receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nova de Lisboa, em cerimônia marcada para 31 de outubro. A distinção reconhece seu inestimável contributo para a cultura e para a cidadania.

O Reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, enfatizou a significância deste reconhecimento declarando:

“Para a Universidade NOVA de Lisboa é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica.”

O ciclo contará com concertos e iniciativas que exploram a obra de Gil e suas reverberações.

Na véspera da entrega do título, o cantor baiano se apresentará na capital portuguesa, no Coliseu de Lisboa, e no Porto, no Coliseu Porto Ageas, no dia 2 de novembro marcando o encerramento de mais uma turnê pela Europa.

O ciclo começará no dia 22 de outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, uma produção conjunta envolvendo a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH e a Embaixada do Brasil. No concerto será apresentado arranjo inédito do compositor italiano Aldo Brizzi sobre a música “Domingo no Parque”, de Gil, encomendado para esta ocasião.

No dia 2 de novembro, o ciclo Brasil na NOVA continua com um concerto inédito do pianista Júlio Resende e do cantor António Zambujo, intitulado “Língua”. A apresentação marca o encontro entre as duas culturas, com uma viagem musical pela língua e cultura portuguesa e brasileira.

O ciclo Brasil na NOVA encerra-se no dia 9 de novembro com o segundo concerto dos Solistas da Metropolitana, “Trompetes do Brasil”.

Ciclo Brasil

Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide)

Datas: 22 e 31 outubro, 2, 3 e 9 novembro 2023

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter