Publicidade
Foto Freepik

DIU hormonal x Pílula anticoncepcional: O que você precisa saber

Você sabia que o DIU hormonal libera muito menos hormônio na circulação do que a pílula anticoncepcional? Um exemplo comparativo entre o DIU hormonal Kyleena e as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona mostra a diferença na concentração hormonal no sangue. O principal mecanismo das pílulas é inibir a ovulação, o que exige uma maior concentração hormonal no sangue. Já o DIU tem uma ação mais local, dentro do útero, com menor absorção hormonal. Aproximadamente 80% das mulheres que usam o DIU hormonal continuam ovulando normalmente, pois seu principal mecanismo é o afinamento do endométrio e o espessamento do muco cervical, impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo e a implantação do embrião. Isso faz com que o DIU seja um método com menos efeitos colaterais, sendo muito bem aceito pelas mulheres. Se você usa a pílula anticoncepcional combinada e tem efeitos indesejados, talvez seja hora de considerar o DIU hormonal.

Vou menstruar com o DIU hormonal?

Quando colocamos o DIU hormonal, seja o Mirena ou o Kyleena, é comum surgir a dúvida: vou ficar sem menstruar? A resposta depende. O DIU hormonal, em sua maioria, não bloqueia a ovulação – ou seja, continuamos com o ciclo menstrual e produzindo nossos hormônios naturais, o que pode levar a menstruações. No entanto, como o DIU age localmente no útero, afinando o endométrio, o fluxo menstrual tende a ser muito menor e com duração mais curta. Em cerca de 20% das mulheres, o DIU pode bloquear a ovulação, resultando na ausência de menstruação. Fatores como a quantidade de estrogênio que a mulher produz e a resposta do endométrio ao DIU também influenciam. Portanto, embora seja difícil prever se você terá ou não menstruação com o DIU hormonal, é certo que, mesmo menstruando, o fluxo e a duração serão significativamente menores.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter