Publicidade
Igor Leme Damianof / Divulgação Fundação Stickel Mostra "Silêncio da Cor", do Cassio Michalany (1949-2024), na Fundação Stickel
Igor Leme Damianof / Divulgação Fundação Stickel Mostra “Silêncio da Cor”, do Cassio Michalany (1949-2024), na Fundação Stickel

A Fundação Stickel apresenta até sábado, 19 de julho, a mostra Silêncio da Cor, em homenagem ao artista plástico Cassio Michalany (1949–2024), falecido há um ano. A exposição acontece na sede da instituição, na Vila Olímpia, em São Paulo, e reúne cerca de 36 obras, produzidas entre as décadas de 1960 e 2020 — muitas delas inéditas ao público.

Igor Leme Damianof / Divulgação Fundação Stickel
Mostra “Silêncio da Cor”, do Cassio Michalany (1949-2024), na Fundação Stickel

Mais do que uma retrospectiva, a exposição propõe um reencontro sensível com o legado de Michalany, cuja obra é marcada pela sutileza do uso da cor, das formas geométricas e da matéria. A mostra reúne trabalhos emprestados por importantes colecionadores, como Augusto Livio Malzoni, José Olympio da Veiga Pereira e Walter Appel, e evidencia o papel central do artista na cena abstrata brasileira.

Igor Leme Damianof / Divulgação Fundação Stickel
Mostra “Silêncio da Cor”, do Cassio Michalany (1949-2024), na Fundação Stickel

Nascido em São Paulo, Michalany construiu uma carreira sólida como pintor, desenhista, professor e arquiteto. Lecionou por mais de 15 anos e teve sua trajetória editorialmente documentada em publicações como Como anda a cor (2005) e Cássio Michalany: pinturas (2001), organizadas por Thiago Mesquita e Rodrigo Naves, respectivamente. Suas obras integram acervos de instituições como a Pinacoteca de São Paulo, MAB-FAAP, MAC-USP e MAM-SP.

Igor Leme Damianof / Divulgação Fundação Stickel
Mostra “Silêncio da Cor”, do Cassio Michalany (1949-2024), na Fundação Stickel

A mostra reforça o compromisso da Fundação Stickel com a valorização da arte como instrumento de transformação social. Fundada há 70 anos, a instituição promove ações de inclusão cultural por meio de cursos, exposições, publicações e outras iniciativas gratuitas que despertam o potencial criativo de jovens e adultos.

Serviço
Exposição: Silêncio da Cor – Cassio Michalany (1949–2024)
Visitação: até 19 de julho de 2025
Horário: terça a sexta-feira, das 11h às 17h; sábado, das 11h às 15h
Entrada: gratuita
Local: Fundação Stickel – Rua Nova Cidade, 193, Vila Olímpia – São Paulo (SP)
Mais informações: www.fundacaostickel.org.br | (11) 3083-2811 | [email protected]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.

Instagram

Twitter