A construção de negócios sólidos passa, muitas vezes, pela transmissão de conhecimento, cultura e visão entre gerações. Pais e filhos que atuam lado a lado não apenas perpetuam trajetórias, mas também imprimem novos olhares, ampliam horizontes e renovam o fôlego das empresas. Nesta pauta, reunimos histórias que evidenciam como laços familiares fortalecem a governança, impulsionam a transformação e ajudam a construir marcas atemporais, onde tradição e futuro coexistem com harmonia e estratégia.
Dado Castello Branco Arquitetura | Dado Castello Branco e Guilherme Castello Branco

Referência na arquitetura brasileira, Dado Castello Branco construiu uma trajetória marcada pela elegância e a capacidade de traduzir, com sensibilidade, o estilo de vida de seus clientes em projetos que unem arte, funcionalidade e brasilidade. À frente de obras residenciais e corporativas há mais de 30 anos, seu olhar refinado integra interiores, materiais naturais e identidade cultural. Além do arquiteto consagrado, há o pai presente de cinco filhos, que faz da escuta, do afeto e do incentivo à autonomia valores essenciais em sua vida familiar.
“Mais do que formar profissionais, minha missão como pai sempre foi estimular a liberdade de ser. Acredito que o maior suporte que um pai pode dar é apoiar os filhos a encontrarem seu próprio caminho”, afirma Dado.
O reflexo dessa liberdade aparece nas trajetórias de seus filhos. Guilherme Castello Branco, de 30 anos e primogênito da família, decidiu seguir os passos do pai e iniciou sua jornada na arquitetura, que mais tarde evoluiu para o desenvolvimento de sua própria marca de mobiliário autoral, a Jequitibá. A motivação da empreitada era a conexão com o desenho, com o processo criativo, que aprendeu observando o pai ao longo dos anos.
“Crescer em um ambiente criativo e observar o amor do meu pai pelo que faz, me inspirou a criar algo que também carregasse identidade e propósito. A Jequitibá nasceu desse desejo de transformar ideias em peças que contam histórias”, explica Guilherme.
CIMED | João Adibe Marques, Adibe Marques, Esther Marques e Bruna Marques

João Adibe Marques é CEO da CIMED, terceira maior farmacêutica em volume de vendas no Brasil. Ao lado da irmã, Karla Felmanas, lidera uma companhia 100% nacional, com mais de 600 produtos no portfólio e presença direta em mais de 70 mil pontos de venda. A empresa se destaca nas categorias de genéricos, vitaminas, higiene e beleza, combinando escala com inovação.
Filho e neto de empreendedores da indústria farmacêutica, João iniciou sua trajetória aos 15 anos, participando ativamente da transformação do pequeno laboratório familiar em um dos maiores grupos do setor. Desde 2012 à frente da CIMED, imprime uma gestão focada em crescimento sustentável, marketing de impacto e cultura empreendedora.
Pai de cinco filhos, João acompanha de perto a atuação da nova geração na empresa. Adibe Marques, 26, é Diretor Comercial; Esther Marques, 23, lidera as iniciativas de ESG; e Bruna Marques, 21, atua como consultora de marketing. A presença dos filhos reflete a continuidade do legado e o fortalecimento da governança familiar dentro da companhia.
Com forte presença nas redes sociais e uma comunicação direta com o público, João Adibe representa uma nova geração de líderes do setor farmacêutico: inovador, acessível e comprometido com o futuro da indústria brasileira.
Granado | Sissi Freeman e Christopher Freeman

Fundada em 1870, no Rio de Janeiro, a Granado é uma das marcas mais tradicionais e icônicas do Brasil, com raízes que remontam à época da Corte Real, quando foi nomeada Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira. Conhecida pelo pioneirismo no uso de extratos vegetais e ervas brasileiras, tornou-se referência em qualidade e cuidado ao longo das décadas.
Em 1994, a empresa foi adquirida pelo empresário Christopher Freeman, que manteve viva a herança histórica da marca enquanto ampliava seu portfólio para incluir perfumaria, cuidados corporais e fragrâncias para o lar. A partir de 2013, iniciou-se a expansão internacional da Granado, consolidando seu status como símbolo de excelência e sustentabilidade. Atualmente, a marca possui mais de 100 lojas próprias no Brasil e presença global com lojas-conceito em Paris, Londres, Portugal e Nova York, além de atender clientes em mais de 30 países através do e-commerce.
A verdadeira transformação da marca ganhou força em 2004, quando Sissi Freeman, filha de Christopher, assumiu as áreas de marketing e vendas, com o objetivo de unir a autenticidade histórica da Granado a uma visão contemporânea. Formada em Ciências Políticas e Economia pela Georgetown University e com experiência em instituições como Rothschild e startups em Nova York, Sissi trouxe inovação ao resgatar elementos do acervo original e expandir a linha de produtos, aproximando a marca de um público mais jovem e global.
“Trabalhar com a Sissi tem sido um aprendizado diário. É muito especial ver minha filha apaixonada pelo mesmo negócio que tanto amo, mas também trazendo ideias novas, questionando processos e ajudando a preparar a Granado para as próximas décadas. A chegada dela foi fundamental para modernizar nossa presença digital, atrair um público mais jovem e olhar com ainda mais atenção para sustentabilidade, inovação e experiência do cliente. É desafiador, mas muito gratificante,” afirma Christopher Freeman.
Kurotel | Dr. Luís Carlos Silveira, Rochele, Mariela, Bárbara e Evelise

Fundado há mais de quatro décadas em Gramado (RS), o Kurotel é reconhecido internacionalmente como referência em medicina preventiva e bem-estar. À frente da criação do centro de saúde e longevidade está o médico Dr. Luís Carlos Silveira, que, ao lado da esposa Neusa Silveira, deu início a um projeto com base em ciência, acolhimento e intuição. Ao longo dos anos, o que começou como um sonho de casal ganhou novos contornos com a chegada dos filhos à gestão — transformando um negócio familiar em uma empresa de família, com raízes e novos olhares.
“Enquanto construíamos nosso projeto profissional, elas cresciam – observando, absorvendo, respirando tudo aquilo. Com o tempo, vieram as escolhas: medicina, fisioterapia, administração, marketing. Algumas estudaram fora, se especializaram, voltaram. Trouxeram na bagagem algo mais valioso do que qualquer diploma: novas ideias, questionamentos, olhares modernos, mas conectados à essência”, explica Dr. Luís Carlos.
A entrada da nova geração trouxe modernização para os processos e para a comunicação, sem abrir mão da identidade que sempre norteou o Kurotel.
“Conviver com ideias novas sem abrir mão do essencial foi um desafio – mas um desafio prazeroso. Sempre conduzi minha carreira com o desejo de compartilhar conhecimentos com colegas, mas posso afirmar: partilhar experiências com os filhos é ver no olhar deles o pensamento antes mesmo que digam uma palavra. Assim, evoluímos sem perder as raízes.”, finaliza.
Pedrotti Flores | André Pedrotti e Wanderley Pedrotti

Uma história de família que floresce há gerações. À frente da Pedrotti Flores, empresa com 25 anos de mercado, que coleciona mais de 10 mil eventos em seu portfólio, André e seu pai, Wanderley, transformaram uma paixão compartilhada em um legado vivo. Mais do que uma empresa de design e arranjos florais, a Pedrotti é uma das empresas mais conceituadas do segmento, representando tradição, afeto e reinvenção, com raízes profundas no cultivo artesanal e um olhar voltado para o futuro.
O que começou com seu pai, com dedicação e sensibilidade, hoje ganha novos olhares com a visão estratégica e criativa de André, que há 25 anos lançou a marca Pedrotti Flores e trabalha hoje com novas frentes de atuação, parcerias, filiais internacionais e um propósito forte.
“Cresci no universo das flores vendo meu pai trabalhar com muita paixão e cuidado. Quando era criança, montar arranjos era uma brincadeira, como um passatempo. Nos anos 2000, transformei isso em carreira e comecei a tocar oficialmente o meu negócio desejando inovar no setor, mas sem perder a essência do que nos torna únicos. Meu pai me deu espaço e confiança para não apenas continuar o seu legado no ramo de flores, mas ampliá-lo. Trabalhar com ele é aprender todos os dias. É sobre parceria, respeito e construção conjunta”, conta André.
- Neste artigo:
- Dia dos Pais,
- Modo de Vida,