O álbum The Life of a Showgirl, de Taylor Swift, foi apontado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) como o mais comercializado no mundo em 2025. A produção, 12ª da carreira da artista, estreou no início de outubro do ano passado e rapidamente conquistou o público internacional.
Além de liderar as paradas de vendas de álbuns globais, Swift também dominou rankings específicos, como o Global Album Sales Chart e o Global Vinyl Album Chart, tornando-se a primeira artista a manter o topo do ranking da IFPI por quatro anos consecutivos. Segundo a entidade, o desempenho reflete a combinação do alcance digital, com streaming, e a demanda por formatos físicos entre os fãs.
O ano de 2025 também evidenciou a diversidade musical no mercado global. O K-Pop se manteve em destaque, com KARMA, do Stray Kids, em segundo lugar, e HAPPY BURSTDAY, do SEVENTEEN, em terceiro. Entre os lançamentos em vinil, Sabrina Carpenter emplacou dois títulos no top 5, Kendrick Lamar ficou entre os três primeiros com GNX e Lady Gaga entrou no top 10 com MAYHEM.
Victoria Oakley, CEO da IFPI, destacou a conexão da cantora com seus fãs como fator determinante para o sucesso. “Taylor Swift liderar novamente o ranking global demonstra sua força mundial. O desempenho deste ano mostra como o mercado musical é abrangente, combinando streaming e vendas físicas”, afirmou.
O ranking dos álbuns mais vendidos em 2025 ainda incluiu I’m The Problem, de Morgan Wallen, KPop Demon Hunters, DeBÍ TiRAR MáS FOToS, de Bad Bunny, e Short n’ Sweet, de Sabrina Carpenter, completando o top 5.
- Neste artigo:
- Taylor Swift,