Os fotógrafos Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin não são sérios – muito pelo contrário. Inez é divertida e fala o dobro do marido, que é mais tímido. Mas na hora de falar sobre o trabalho, os dois se animam ainda mais. A primeira pergunta? Sobre o uso de programas de tratamento de imagem.
* "É quase nulo, não gostamos dessas interferências artificiais, mas usamos, sim, quando somos nós os fotografados. Transformamos o nosso rosto, mudamos a cor da nossa pele, ampliamos partes do nosso corpo. Com a gente não há limites, com os outros, sim", disse.
* A musa inspiradora dos dois? Lady Gaga. "É uma resposta previsível, eu sei, mas não há quem não pare ao ouvir este nome. Ela é fantástica! Quando a fotografamos era como se estivéssemos hipnotizados. A forma que ela canta, as roupas que veste, a maneira de se expressar… Tudo é lindo e nos inspira demais", contou Inez, que, antes de desembarcar por aqui, disse que a exposição retrospectiva do trabalho da dupla teria apenas 15 fotos, mas a conversa evoluiu tanto, que, no andar térreo da Bienal, há mais de 150 trabalhos deles.
* E com mais de 15 anos de trajetória, é de se acreditar que os dois não tenham nenhuma regra na hora de fazer um clique. "Até hoje nunca tivemos um desafio negativo e, qualquer trabalho, pelo menos pra nós, precisa ser empolgante ou não tem graça. A gente, aliás, nem topa fazer. Nossas fotos são feitas com alegria e empolgação, e é isso que faz nosso trabalho acontecer", resumem os dois.
* Pra terminar, sabe quem eles mais gostam de fotografar? "Famosos! É como uma conquista, porque temos uma troca muito intensa, que não chega a durar mais do que 10 minutos, mas já faz nosso dia e deixa nosso trabalho muito mais interessante. Não é mesmo?", finalizou Inez, olhando para trás e apontando para a exposição. Sucesso!
