
Roberta Sudbrack acaba de lançar seu terceiro livro da carreira, “Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu”, pela editora Tapioca. Na publicação, a chef aborda o universo de sua criação, que está diretamente ligada ao tempo, que para ela é capaz de unir tradição e modernidade à cozinha. O livro traz uma linguagem de revista, que pode ser conferido no formato, fotografia, grafismos e fluxo de conteúdo. Gostou? Glamurama mostra duas receitas que fazem parte da publicação para inspirar você, glamurette!

Tortinha de pera e tapioca
Ingredientes
6 peras bem firmes
Manteiga sem sal
Açúcar de confeiteiro
Canela em pó
Canela em pau
200g de massa phyllo
Manteiga derretida
100g de tapioca de caroço
500ml de óleo de canola
Preparo do Toffee:
300ml de creme de leite fresco
100 gde açúcar
3 colheres (sopa) de água
Modo de preparo: descasque as peras e corte em finas fatias. Aqueça uma frigideira antiaderente, acrescente um pouco de manteiga e salteie as fatias de pera rapidamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e doure ligeiramente. Deixe esfriar em uma peneira para eliminar o excesso de umidade. Corte as folhas de massa phyllo em quadrados de 20X20 cm. Abra 3 folhas de massa phyllo e pincele cada uma com manteiga derretida. Disponha uma por cima da outra e recheie com 2 colheres da pera que foi salteada. Feche como um envelope. Repita esse processo com as outras folhas e o restante da pera. Pincele com manteiga derretida por fora e leve ao forno quente, pré-aquecido, até dourar e ficar crocante.
Aqueça o óleo de canola e frite rapidamente a tapioca. Assim que subir à superfície retire com a ajuda de uma escumadeira. Coloque em papel absorvente para retirar qualquer excesso de gordura. Retire do papel absorvente e tempere com açúcar e canela, a fim de formar uma espécie de farofinha.
Toffee: aqueça o creme de leite fresco. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até adquirir cor de caramelo. Acrescente aos poucos o creme de leite e cozinhe em fogo moderado até atingir uma consistência cremosa. Polvilhe a tortinha com açúcar de confeiteiro, assim que retirar do forno. Polvilhe com a farofinha de tapioca e enfeite com a canela. Sirva com o caramelo quente.

Quiabo defumado em camarão semi cozido
Ingredientes:
8 filés de quiabo
20 g de sementes de quiabo
2 tomates bem firmes, sem pele e sementes
Mistura japonesa de pimentas secas (tipo Shichini-togarashi)
Azeite de oliva virgem extra de baixa acidez
16 camarões grandes, extremamente frescos,
Sal marinho
Açúcar refinado
Flor de sal
Pimenta do reino moída na hora
Modo de Preparo: Grelhe os quiabos em frigideira quente ou numa grelha até ficarem ligeiramente chamuscados. Para fazer os filés de quiabo, abra-os ao meio e retire todas as sementes e fibras. Reserve as sementes e descarte as fibras. Mantenha os filés e as sementes gelados. Limpe e retire as cascas dos camarões. Branqueie rapidamente em água fervente com sal, apenas por alguns segundos até mudar de cor. Mergulhe imediatamente em um banho de água e gelo para parar o cozimento e atingir a textura desejada. Fatie os camarões em uma máquina de cortar frios no sentido do comprimento e em lâminas muito finas. Disponha as lâminas bem esticadas em uma folha de papel manteiga e tempere com sal, açúcar, pimenta do reino moída na hora e um fio de azeite de oliva. Recheie os filés de quiabo com as lâminas de camarão e mantenha refrigerado. As ovas de tomate: corte os filés de tomate bem gelados em cubos muito pequenos, do tamanho de ovas de salmão. Mantenha bem gelado. Tempere as sementes de quiabo com sal e um fio de azeite.