Publicidade

 

Juliana Knust e Carol Buffara aderiram aos testes genéticos para melhorar a saúde

Que tal descobrir quais doenças você poderá ter no futuro? E saber qual alimento é o mais aproveitado pelo seu corpo? E ainda qual atividade física é melhor para você? Tudo isso pode ser descoberto pela nutrigenômica, uma ciência que estuda o conjunto das informações hereditárias e que acaba de ganhar força no Brasil.

A partir dos laudos, a pessoa passa a ter um mapa do corpo humano. De acordo com Lia Kubelka, doutora em bioquímica e responsável pelas pesquisas em genética do laboratório Biogenetika, os estudos mostram que se uma pessoa tem metabolismo lento, tendência a acumular gorduras e até os exercícios mais indicados, se de força ou aeróbico. Percebe-se que nem todos os alimentos são bem aceitos no corpo devido a mutações nos genes responsáveis pelo apetite, energia e absorção de nutrientes.

A empresária Carol Buffara é uma das que aderiram à novidade. “Decidi traçar meu genoma porque sempre é melhor prevenir do que remediar”, revela. Segundo a carioca, o exame detectou doenças que ela pode vir a ter, como triglicerídeos elevados e colesterol HDL reduzido. “Meu exame revelou ainda que minha melhor dieta é a mediterrânea, o que me fez dar prioridade para verduras, legumes, frutas e gorduras boas, como oliva e castanhas. Também descobri que tenho benefício intensificado com a prática de exercício de resistência, como a corrida, que ainda em ajuda na sensibilidade da insulina”.

Dra. Maria Fernanda

A nutricionista Maria Fernanda Cortez, da da Nutri & Consult, explicou que a nova técnica tem sido muito requisitada em seu consultório e que o retorno tem sido muito bom: “Além do que, é um exame que você faz uma vez e nunca mais precisa fazer, já que seu código genético não vai mudar”. Na parte nutricional, a nutricionista explica que o exame revela se você tem intolerância a lactose, como é sua sensibilidade à cafeína e ainda se você tem mais vulnerabilidade ao doce ou ao amargo. “Para quem tem aquela vontade  louca de  comer chocolate, temos que pensar sempre em substitutos, como canela e banana”.

Apesar do valor ainda ser relativamente alto no Brasil [em torno de R$ 2 mil o exame, mais o acompanhamento médico], esse tipo de mapeamento acaba barateando os custos de uma futura doença. Estudos recentes sugerem que os testes genéticos estão disponíveis para menos de 2% da população mundial, mas poderiam beneficiar até 60% em uma década.

O exame é feito pela saliva, e deve ter um pedido médico ou nutricional. O material é em seguida levado a um laboratório nos Estados  Unidos e demora cerca de 45 dias para o resultado ficar pronto.

Mais infomrações: Laboratório Biogenetika, tel. (48) 3322-3748

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter