Publicidade

Por Michelle Licory

Inspirado no sucesso de Lupita Nyong’o, eleita a mulher mais bonita do mundo pela revista “People” no fim do mês passado, Glamurama foi conversar com a dermatologista Silvia de Mello, da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio, sobre cuidados com a pele negra. “As principais queixas dessas pessoas são: foliculite [inflamação do folículo capilar], hiperpigmentação pós inflamatória [manchas escuras], acne e oleosidade excessiva do rosto, hiperqueratose [produção excessiva de proteínas que causa um endurecimento da pele] de cotovelos e joelhos e ressecamento corporal.”

* Para foliculite: “Usar produtos à base de nanosferas de ácido salicílico e nicotinamida e também o ácido retinoico.”

* Para hiperpigmentação pós inflamatória: “Produtos com belides, ácido fítico, skin whitening complex e a tão usada hidroquinona.”

* Para acne e pele com oleosidade: “Ácido mandélico e acido azeláico.”

* Hiperqueratose: “Ácido láctico, ureia, ácido salicílico e óleo de girassol.”

* Ressecamento da pele: “Óleo de coco, óleo de macadâmia e argan, manteiga de karité.”

E cuidado, glamurette! “É possível fazer peeling na pele negra, mas com certa cautela. Tem que ser mais superficial, para melasma, acne e melhora do viço, com ácido mandélico, ácido salicílico e retinoico. O ácido tricoloro acético, que é muito bom para melhora do viço e manchas, é proibido para pele negra, podendo causar mais manchas – escuras ou brancas. Principalmente para procedimentos mais incisivos, como o laser, existe um risco de queimaduras e hipertrofias. Procure um bom profissional. O laser 1064 é o mais indicado, pela sua penetração profunda com dispersão mínima de energia e uma tecnologia bem segura. Os lasers fracionados, muito usados no momento, podem ser aplicados na pele negras, com o controle adequado. Já o de CO2 é contra-indicado. O risco de queimaduras e manchas é bem maior.”

* Em tempo: se você quer reproduzir o corte de cabelo de Lupita, aí vai a opinião de Lela Athanasio, do Crystal Hair Ipanema: “Combina com rosto triangular, triangular invertido, quadrado e até o oval. Uma dica para fios afro: depois de lavar, evite esfregar o cabelo com a toalha. Apenas amasse, de baixo para cima. Hidratações e reconstruções capilares são indispensáveis.”

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter