Publicidade

"É a coisa de que eu mais adoro no mundo”, disse Caetano Veloso sobre as coreografias de Pina Bausch. O cantor chegou minutos antes da estreia da última obra da consagrada artista alemã, “Ten Chi”, na noite dessa terça-feira no Theatro Municipal do Rio. 

* Para ver a companhia de Pina, que havia visitado o Rio pela última vez em 1997, Caetano fechou um camarote para a família e para a namorada, a bailarina argentina Natália Mendez. Ao lado dela, do filho Tom e da ex-mulher Dedé, o músico passou correndo pela entrada do teatro e reduziu suas palavras sobre a noite em tom seco: “Adoro, adoro, adoro”.
* Poucos metros à frente do palco, o ator Wagner Moura definiu Pina como “uma das maiores artistas do século 20”. “A obra dela é patrimônio mundial. Todo mundo podia ver isso, não? É lindo demais, bom demais”, disse ele, com os olhos marejados ao fim do espetáculo. O ator Ney Latorraca concordou: “Ela faz o que a gente mais ama, que é botar teatro no palco”. A diretora Bia Lessa chorava e repetia aos amigos: “A vida vale a pena pra…”.
* A companhia Tanztheater Wuppertal, dirigida por Pina desde os anos 1970 até a morte dela, em 2009, fica em cartaz no Rio por mais dois dias – com ingressos esgotados – e desembarca em São Paulo para espetáculos de 14 a 19 de abril, no Teatro Alfa. “Ten Chi” é o resultado de três semanas de trabalho na cidade de Saitama, no Japão, e integra a série de 15 montagens que Pina fez a partir de residências em cidades pelo mundo. No palco, o resultado, claro, é elegância, tanto de movimentos quanto da produção impecável, com direito à neve cenográfica pelas quase três horas de peça, algo que já ganhou a bela definição de “cartografia sentimental”. 
* Em tempo: a companhia de Pina Bausch costuma aprender o idioma do país a que chega. Aqui, eles traduziram trechos da peça, que tem textos de José Saramago e Bertolt Brecht, para o português. Há duas bailarinas brasileiras na companhia, Ruth Amarante e Regina Advento. Os demais, ou falam inglês ou se esforçam num português carregado de esforço e sotaque.
Natália Mendez, Caetano Veloso, Beatriz Milhazes, Wagner Moura,  Ney Latorraca e Paulo José: noite boa

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Pressão Legal Abala Boicote de Cineastas à Indústria Israelense

Advogados do grupo Lawyers for Israel enviaram uma carta à Netflix e à BBC acusando artistas e instituições do Reino Unido de promoverem um boicote ilegal contra o cinema israelense. O movimento, impulsionado pela campanha Film Workers for Palestine, pede a suspensão de parcerias com entidades israelenses durante a guerra em Gaza. Para os advogados, a ação viola leis antidiscriminação britânicas; já os apoiadores defendem o boicote como forma legítima de protesto. A polêmica divide a indústria e pode definir novos limites entre ativismo político e discriminação no entretenimento global.
Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter