Publicidade

Nosso rolê pela Espanha continua e nesta, quinta-feira, é de dar água na boca! A culinária espanhola é uma das mais diversificadas de todo o mundo, com seus restaurantes históricos, os pratos típicos de cada região, as famosas tapas e alguns dos melhores vinhos do mundo. O país tem cerca de 120 restaurantes centenários que, em sua maioria, passam de geração em geração os segredos que fazem a diferença de cada prato. Aqui, um roteiro com 8 restaurantes que fazem parte da história do país para conhecer por lá. Tome nota!

Botín

O restaurante Botín || Créditos: Divulgação

Fundado em 1725, em Madri, e administrado desde 1930 pela família González Martín, o Botín é o restaurante mais antigo do mundo segundo o Guinness Book. O leitão e o cordeiro, assados na lenha de carvalho no forno que funciona desde sua fundação, são as estrelas da casa. Ernest Hemingway era habitué.

7 Portes

O restaurante 7 Portes || Créditos: Divulgação

Criado em 1836, era frequentado por políticos e intelectuais e já foi conhecido por ser o único local em Barcelona com varandas que remetem aos restaurantes de Paris. O nome vem de suas sete portas, sempre abertas para o público. Em 2016 o restaurante completa seu 180 anos.

Lhardy

O restaurante Lhardy || Créditos: Divulgação

Fundado em 1839 por Emilio Lhardy, foi este restaurante que apresentou a gastronomia contemporânea a Madri. Ocupando 3 andares de um edifício perto da Puerta del Sol, tem seis grandes salões, incluindo um japonês, com muitos segredos das história da Espanha. Comer no Lhardy é como estar em uma viagem no tempo, já que por lá tudo é conservado tal qual era no início.

Casa Gerardo

O restaurante Casa Gerardo || Créditos: Divulgação

Atuando desde 1882, hoje é comandado pelas quarta e quinta gerações de cozinheiros da mesma família. Pedro e Marcos Morán, pai e filho, seguem a tradição asturiana, mas incorporaram o contemporâneo e a inovação, o que eles chamam de “tradição renovada”.

Arzak

O restaurante Arzak || Créditos: Reprodução Instagram

Nem todos sabem que Arzak, em San Sabastian, fundado em 1897 pelos avós de Juan Mari, era popularmente conhecido como “alto de los vinagres” pela qualidade dos vinhos que serviam. Hoje, Elena Arzak conquistou seu lugar como chef do restaurante ao lado do pai, Juan Mari, e ostentam três estrelas Michelin.

Casa Duque

O restaurante Casa Duque ||Créditos: Reprodução Facebook

Marisa Duque representa a quarta geração da família dona do primeiro restaurante de Segovia, o Casa Duque, que mantem a essência tradicional em seu menu típico segoviano com feijão branco, sopa castellana e o famoso leitão desde 1895.

La Terraza, Hotel Santa Catalina

O restaurante La Terraza, Hotel Santa Catalina || Créditos: Divulgação

O restaurante dirigido por Jose Rojano pertence a um hotel inicialmente projetado para os ingleses, que em busca de fortuna, faziam escalas nas Ilhas Canárias a caminho da América. Atualmente, com menu renovado, apresenta tanto pratos típicos da ilha como da culinária vasca devido à origem do chef.

El Portal de Echaurren

O restaurante El Portal de Echaurren || Créditos: Reprodução Facebook

O Restaurante Echaurren Tradición já é parte da história da cozinha tradicional de La Rioja. Mérito de Marisa Sanchez, mãe de Francis Paniego, hoje chef do El Portal de Echaurre, que mescla de forma natural pratos clássicos e contemporâneos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter