Publicidade

Com todas essas estações, andar de metrô passa a ser mais que apenas um trajeto, mas um verdadeiro passeio cultural. Confira nossa seleção das estações mais incríveis pelo mundo:

Melhores murais: Universidad de Chile – Santiago

Estação Universidad de Chile – Santiago

A Universidad de Chile em Santiago, foi considerada a estação com os melhores murais pintados. Abaixo da universidade que ensinou o Prêmio Nobel de poetas Pablo Neruda e Gabriela Mistral, contém a vasta Memória Visual mural de uma Nação, pelo pintor chileno Mario Toral . Seus seis painéis têm 1.200 metros quadrados e retratam os conquistadores espanhóis , a vida dos mineiros e da repressão da ditadura militar do país – dando as plataformas a sensação de estar em uma igreja renascentista.

Melhor arte: T- Centralen – Estocolmo

Estação T- Centralen – Estocolmo

O sistema de metrô de Estocolmo, tem sido chamado de ” o maior museu de arte do mundo ‘. Cada estação exibe obras de arte, e nas paradas, arcos semelhantes a cavernas . O teto da T- Centralen (foto) foi pintado pelo artista finlandês Per Olaf Utvedt , e as paredes vermelhas e teto da estação Solna Centrum mostram mais do que um submundo subterrâneo. Inacreditável!

Melhor iluminação : Westfriedhof – Munique

Estação Westfriedhof – Munique

A estação Westfriedhof de Munique tem seu próprio conjunto de lâmpadas de grandes dimensões, feito pelo conceituado Ingo Maurer. O projeto chegou a ser exibido na Europa, Japão e nos EUA, com vários outros do designer na coleção do Museu de Arte Moderna. Em 2001, ele criou 11 tons de alumínio que iluminam com cor as paredes e plataformas de concreto da estação. Oito anos depois, Maurer desenvolveu o conceito de iluminação, onde um teto de aço inox com acabamento espelhado e leds azuis reluzem em pilares que parecem brilhar por dentro.

Melhores superfícies de parede : Toledo – Nápoles

Estação Toledo – Nápoles

Uma cidade italiana leva o primeiro lugar para um projeto que transformou seu sistema subterrâneo em um espetáculo visual. A iniciativa ” estações de arte ‘ em Nápoles desafiou arquitetos de renome mundial e designers como Karim Rashid, Sol LeWitt e Anish Kapoor para reformar o metrô da cidade. O aclamado arquiteto catalão Oscar Tusquets Blanca projetou a estação de Toledo (foto), que foi inaugurada em 2012, com mosaicos do artista William Kentridge e uma marinha por Robert Wilson composta de painéis de parede de led. Na parede entre o térreo e os níveis mais baixos, milhares de azulejos Bisazza em tons de azul, fazem com que os passageiros literalmente viagem para o andar abaixo através das escadas rolantes. De encher os olhos!

Arquitetos mais conhecidos: Canary Wharf – Londres

Estação Canary Wharf – Londres

Na estação de Londres Canary Wharf (foto) – que também pode ser nomeada como “melhor possibilidade remota em uma escada rolante “, estrelando em filmes como Simplesmente Amor e Extermínio (28 dias depois) – foi concluída em 1999 e ganhou vários prêmios de arquitetura. A estação foi projetada por Norman Foster e faz parte da remodelação e ampliação da linha Jubilee , que reuniu os principais arquitetos , sob a coordenação de Roland Paoletti.

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter