Publicidade
Vista externa do Masp na Avenida Paulista em 1980 || Créditos: Eduardo Or / Divulgação
Vista externa do Masp na Avenida Paulista em 1980 || Créditos: Eduardo Or / Divulgação

Um dos museus mais importantes da América do Sul, o MASP – Museu de Arte de São Paulo – completa 70 anos em outubro e preparou uma extensa programação para que a data não passe em branco. Poucas pessoas sabem, mas o MASP foi oficialmente inaugurado em 2 outubro de 1947, na rua 7 de abril, na sede dos Diários Associados, em SP.

No primeiro dia do mês, o Vão Livre do museu será ocupado por shows, oficinas e atividades gratuitas. Estão confirmados, por exemplo, apresentação de músicos independentes, como Juçara Marçal, que, além da carreira solo, também integra os projetos Metá Metá, A Barca e Vésper Vocal; Paulinho Tó, que lançou em 2016 seu segundo disco; e a banda Teto Preto, que reúne músicos de diferentes backgrounds para jam sessions eletrônicas. Haverá ainda oficinas gratuitas para as crianças e até customização de peças com o uso de serigrafia.

Já no dia oficial do aniversário, 2 de outubro, o MASP estará aberto, terá entrada gratuita e horário de visitação estendido, das 10h às 22h. As exposições “Miguel Rio Branco: Nada Levarei Quando Morrer” e “Tracey Moffatt: Montagens” terão sua data de término adiada em um dia e poderão ser vistas no 1º subsolo e sala de vídeo, respectivamente. Além delas, ainda será possível visitar “Guerrilla Girls: Gráfica, 1985-2017”, no mezanino.

E o melhor, glamurette, é que a partir das 19h serão abertas, excepcionalmente, as persianas das janelas do 2º andar, onde estão as obras do acervo do Museu. Esta será uma chance rara e histórica para que os visitantes vejam os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi tendo as avenidas Paulista e Nove de Julho como pano de fundo. A última vez que isso ocorreu foi em 10 de dezembro de 2015, na abertura da exposição “Acervo em Transformação”, quando o museu trouxe de volta os cavaletes de cristal ao espaço expositivo de seu acervo. Oportunidade única!

Glamurama faz sua homenagem aos 70 anos do MASP com fotos históricas que mostram a construção do centro cultural criado por Lina Bo Bardi. Tudo em nossa galeria. Só seguir a seta…

Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959

[galeria]4506163[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter