Publicidade
Woody Allen e Diane Keaton em cena de "Noivo Neurótico Noiva Nervosa"
Woody Allen e Diane Keaton em cena de “Noivo Neurótico Noiva Nervosa” || Créditos: Divulgação
Woody Allen e Diane Keaton em cena de “Noivo Neurótico Noiva Nervosa” || Créditos: Divulgação

Woody Allen é um dos maiores e mais premiados diretores de todos os tempos, tendo em seu currículo cinco estatuetas do Oscar. Agora ele pode colocar outro prêmio em sua lista: o de ter escrito o roteiro mais engraçado de todos os tempos. O sindicato de roteiristas dos Estados Unidos fez uma votação interna sobre os 101 roteiros mais engraçados da história e o grande vencedor foi “Noivo Neurótico Noiva Nervosa”, filme de 1977 dirigido, escrito e protagonizado por Woody Allen.

Com o filme, inclusive, ele ganhou em 1978 o Oscar de melhor filme, roteiro e direção. O longa também é considerado um marco da comédia romântica, tendo subvertido uma série de padrões de filmes do gênero até então.

 

Confira abaixo o os outros 19 filmes que compõem o top 20 da lista:

  1. Noivo Neurótico Noiva Nervosa
  2. Quanto Mais Quente Melhor
  3. O Feitiço do Tempo
  4. Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu!
  5. Quando Ele era Ela
  6. O Jovem Frankenstein
  7. Dr. Fantástico
  8. Banzé no Oeste
  9. Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
  10. O Clube dos Cafajestes
  11. Isto É Spinal Tap
  12. Primavera Para Hitler
  13. O Grande Lebowski
  14. Os Caça-Fantasmas
  15. Harry & Sally: Feitos um para o Outro
  16. Missão Madrinha de Casamento
  17. O Diabo a Quatro
  18. Quem Vai Ficar com Mary?
  19. O Panaca
  20. Um Peixe Chamado Wanda

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter