Publicidade
a
a
Eryk levou o Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes deste ano || Crédito: Divulgação

Acabou a espera. “Cinema Novo”, longa de Eryk Rocha que levou o Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes deste ano, teve sua data de estreia no Brasil confirmada para novembro. Antes disso, o diretor, que é filho de Glauber Rocha, já se prepara para uma maratona de viagens. Isso porque o longa vai participar de cerca de dez festivais internacionais, sendo o primeiro o Festival Internacional de Cinema de Munique.

Nesta semana, a revista francesa “Cahiers Du Cinéma” publicou uma crítica do documentário, ressaltando o caráter atual do movimento brasileiro que começou na década de 50 tendo Glauber Rocha como expoente: “O Cinema Novo é o cinema do futuro: Eryk Rocha restitui a força criativa, a energia incandescente, o desejo e a paixão de um movimento que nunca deixou de ser contemporâneo”.

“Cinema Novo” foi exibido no Festival de Cannes na seção Cannes Classics, voltada para filmes clássicos e do patrimônio do cinema mundial em cópias restauradas, além de filmes que homenageiam o cinema. E fez barulho por lá.

*

Eryk Rocha, filho de Paula Gaitán e Glauber, morto em 1981, já dirigiu “Rocha que Voa”, “Pachamama”, “Transeunte”, “Jards” e “Campo de Jogo”. Ele ainda prepara seu oitavo longa, o “Breves Miragens do Sol”, que vai abordar a realidade da noite do Rio pelo olhar de um taxista. A ficção começa a ser rodada em outubro.

Cena do filme “Cinema Novo”, de Eryk Rocha

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter